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Ensino Fundamental e Médio

Quatro meninos em volta de quatro carteiras juntas, mexendo com letras de plásticoO Ensino Fundamental e Médio compreendem um extenso período da vida escolar: 12 anos, sendo 9 anos no Ensino Fundamental e 3 anos no Ensino Médio. No Brasil, a educação escolar é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, o que inclui também a chamada pré-escola.

O atendimento do Ensino Fundamental e Médio é feito também pela Rede Estadual de Ensino. A busca por uma vaga e encaminhamento para matrícula se dá de forma integrada entre a Prefeitura e o governo do Estado. Para saber como fazer a matrícula no Ensino Médio e Fundamental, acesse a Carta de Serviços, disponível no Portal SP 156  (ir para Fazer inscrição na educação fundamental e/ou média) .

Já para pesquisar as unidades de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal próximas do endereço desejado e ter mais informações sobre cada uma delas, consulte a plataforma Escola Aberta (clique aqui para ir para Escola Aberta).

Diretrizes do trabalho pedagógico

A chegada a essa etapa da Educação Básica se dá ainda na infância, quando o processo de alfabetização acontece. A leitura de mundo da criança passa a ganhar novas dimensões de expressão. A fim de expandir essas expressões, o processo de alfabetização e letramento caminha na busca de formar um cidadão solidário, crítico e autônomo. Essa busca lida não só com as diversas linguagens do mundo atual, como também com as questões que perpassam a infância e a juventude. Afinal, é no Ensino Fundamental que essa passagem acontece. A entrada na adolescência traz consigo uma série de mudanças, a começar pelo corpo. É o momento em que a autoria parece fundamental no processo formativo do jovem. Enquanto autor em seu percurso escolar, é necessário a ele tomar decisões, assumir compromissos com outras pessoas, ser responsável e, por fim, argumentar criticamente suas escolhas e decisões.

Já no Ensino Médio, esse processo autoral se aprimora e o exercício de olhar um mesmo objeto de conhecimento na perspectiva dos diferentes componentes curriculares se torna constante e mais desafiador.

No Ensino Fundamental e Médio, portanto, educar implica considerar tanto o desenvolvimento individual do estudante – que chega criança e sai adolescente – como a condição social, cognitiva e afetiva dele.

Diante de uma responsabilidade dessa natureza, a proposta da Coordenadoria Pedagógica (COPED) Ensino Fundamental e Médio é, respeitando sempre a autonomia das Unidades Educacionais, implementar a Reorganização Curricular e Administrativa por meio de permanentes discussões com os educadores, a fim de garantir os direitos de acesso, permanência e aprendizagem qualitativa de cada um de nossos estudantes.