Divisão de Currículo - DC

Conjunto De Imagens Que Representam Os Diversos Setores Da Coordenadorias Pedagógicas Da Secretaria Municipal De Educação

O Divisão de Currículo (DC) é integrante da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e atua em todas as etapas e modalidades da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino (RME): Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS).

Em 2017, em parceria com a Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), o DC coordenou a atualização do Currículo da Cidade de São Paulo – Ensino Fundamental. Coletivamente, estudantes, professores e demais profissionais da RME construíram o Currículo da Cidade, que tem como Princípios Norteadores: a Educação Inclusiva, a Equidade e a Educação Integral. De maneira inaugural, o Currículo traz também uma Matriz de Saberes que contempla princípios Éticos, Políticos e Estéticos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pactuados na Agenda 2030. Tais saberes, temas e objetivos estão alinhados ao Plano de Metas da Cidade de São Paulo (2017-2020) e corroboram para as aprendizagens e o desenvolvimento dos estudantes.

Em 2018, em continuidade ao processo de atualização dos Currículos da Cidade de São Paulo e em parceria com as Divisões de Educação Infantil (DIEI), Educação Especial (DIEE) e Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), o Núcleo coordenou os Currículos de Educação Infantil, Libras, Língua Portuguesa para Surdos e Educação de Jovens e Adultos – todos os componentes curriculares, adotando a mesma premissa: construção coletiva para espelhar a identidade da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e assegurar a apropriação de todos os integrantes do processo.

Áreas de atuação

Articulação

Foto dos livros do Currículo da Cidade. Ao fundo, desfocado, prateleiras de livros

O Núcleo de Articulação Interna (NAI) é a porta de entrada para a DC (Divisão de Currículo), pois é ele quem vai receber as demandas (internas e externas), verificar a pertinência delas com o Currículo da Cidade e articular com os demais núcleos e divisões para que as ações sejam sempre o mais integradas possível.  Trabalha contra a fragmentação das ações, já que todos os núcleos e divisões possuem um objetivo final comum, que é o avanço das aprendizagens dos estudantes (bebês, crianças, jovens e adultos) da RME.

Educação Integral

Crianças e adultos passeando pelas ruas da cidade. As crianças vão ás frente, ao lado da professora, um dos garotos segura uma máquina fotográfica; outras crianças e adultos acompanham atrás

A Educação Integral na Rede Municipal é um princípio curricular que busca formação dos estudantes em todas as suas dimensões (intelectual, física, afetiva, social e cultural) e considerando o aprendizado ao longo da vida em uma Cidade Educadora.
O Núcleo de Educação Integral além de cuidar dos programas que visam a ampliação do tempo de permanência de modo qualificado, busca o fomento de práticas que promovem a formação integral e articulação com a cidade em todas as unidades educativas, independente do tempo de permanência dos estudantes na escola.

Educação Ambiental

Imagem mostra em primeiro plano estudante colhendo cebolinha a horta da escola.

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) promove formação continuada aos educadores da Rede Municipal de Ensino, com foco na sustentabilidade; mapeia os dados referentes à Educação Ambiental na rede, além de representar a Secretaria Municipal de Educação em ações intersecretariais voltadas ao planejamento e à implementação da Política Municipal de Educação Ambiental.

Literatura

Sala E Espaço De Leitura Menina Lê Um Livro

O Núcleo de Literatura (NL) é responsável por todas as ações e políticas públicas vinculadas ao trabalho com literatura na Rede, desde a Formação de Educadores até a realização de projetos vinculados à literatura. Ele é composto por duas ações primordiais:
 Sala e Espaço de Leitura (SAEL) e Academia Estudantil de Letras (AEL)

Educação Étnico-Racial

Étnico Racial Menina Negra Em Uma Sala De Aula Com Pinturas Com Referências étnicas

O Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER) através do trabalho integrado ao Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD) tem como objetivo fomentar práticas inclusivas e implementar o ensino de histórias e culturas afro-brasileiras, indígenas, migrantes e latino-americanas nos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de São Paulo por meio do acompanhamento de políticas públicas e a formação continuada de seus educadores.

Gênero e Diversidade

Imagem de cinco mulheres sentadas em semicírculo, uma está falando ao microfone e as demais olham para ela. Ao fundo, há estantes de livros.

O Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD) através do trabalho integrado ao do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER)  tem como objetivo central fomentar práticas inclusivas na Secretaria Municipal de Educação, desde os órgãos centrais até às unidades Educacionais diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino,em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, com vistas à promoção da igualdade de gênero e do respeito à diversidade. 

Tecnologias para Aprendizagem

Tecnologias Para Aprendizagem Estudantes Em Laboratório De Informática

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) atua para que os estudantes não apenas saibam utilizar as tecnologias, mas para que entendam como podem utilizá-las para formar redes colaborativas, interagir, conectar-se com o outro, construir e ressignificar conhecimentos a partir das tecnologias, na perspectiva de sujeito integral em todas as suas dimensões, que conhece, investiga e expressa o mundo.

Educomunicação

Estudantes do Imprensa Jovem reunidos ao redor da mesa

O Núcleo de Educomunicação tem como principal objetivo ações formativas que visam incorporar das linguagens da comunicação e de ações pedagógicas fundamentadas pela Educomunicação, bem como incentivar o protagonismo infanto-juvenil, promover a apropriação crítica da mídia e de suas linguagens, além de garantir o exercício do direito à informação e à liberdade de expressão.

Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP)

Menina está segurando uma placa onde está escrito

O Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP) nasce como a nova escola de idiomas gratuita da Município de São Paulo Seu objetivo é fomentar o plurilinguismo como princípio importante para assegurar a diversidade linguística em todo o território paulistano. É sua função criar condições para oferta, ensino e aprendizagem de línguas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de maneira a promover a integração entre as diferentes culturas.

Equipe

Coordenadoria Pedagógica – COPED

Coordenadora: Simone Aparecida Machado

Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – 3º andar – Vila Clementino – CEP: 04037-004

Fone: 011 3396-0200

E-mail: smecoped@sme.prefeitura.sp.gov.br

Site: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/coped/


Divisão de Currículo – DC

Diretor:

Aparecido Sutero da Silva Júnior

Assessoria técnica

Amanda Ferreira Rodrigues

Equipe Administrativa:

Jonas Ribeiro dos Santos

Juliana Bauer de Oliveira Pimentel

Equipe Técnico-pedagógica:

Articulação

Ana Katy Lazare Gabriel

Clodoaldo Gomes Alencar Junior

Regiane Paulino

Renata de Lara Pereira Tamasi

Educação Integral e Cidade Educadora

Regiane Paulino

Renata de Lara Pereira Tamasi

Thais Blasio Martins

Educação Ambiental

Eduardo Murakami da Silva

Paloma Damiana Rosa Cruz

Literatura

Guilherme Cunha de Carvalho

Karla de Oliveira Queiroz

Luciene Aparecida Grisólio Cioffi

Samir Ahmad dos Santos Mustapha

Educação das Relações Étnico-Raciais

André Moreira

Carolinne Mendes

Eva Santos

Rafael Fitipaldi

Mariana Gonçalves

Gênero e Diversidade

Anna Luisa de Castro

Tecnologias para Aprendizagem

Caio Marques Fernandes

Regina Celia Fortuna Broti Gavassa

Solange Cristina Corregio

Educomunicação

Carlos Lima

Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Ana Katy Lazare Gabriel

Thais Blasio Martins