Núcleo Técnico de Currículo - NTC

O Núcleo Técnico de Currículo (NTC) é integrante da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e atua em todas as etapas e modalidades da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino (RME): Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS).
Em 2017, em parceria com a Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), o NTC coordenou a atualização do Currículo da Cidade de São Paulo – Ensino Fundamental. Coletivamente, estudantes, professores e demais profissionais da RME construíram o Currículo da Cidade, que tem como Princípios Norteadores: a Educação Inclusiva, a Equidade e a Educação Integral. De maneira inaugural, o Currículo traz também uma Matriz de Saberes que contempla princípios Éticos, Políticos e Estéticos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pactuados na Agenda 2030. Tais saberes, temas e objetivos estão alinhados ao Plano de Metas da Cidade de São Paulo (2017-2020) e corroboram para as aprendizagens e o desenvolvimento dos estudantes.
Em 2018, em continuidade ao processo de atualização dos Currículos da Cidade de São Paulo e em parceria com as Divisões de Educação Infantil (DIEI), Educação Especial (DIEE) e Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), o Núcleo coordenou os Currículos de Educação Infantil, Libras, Língua Portuguesa para Surdos e Educação de Jovens e Adultos – todos os componentes curriculares, adotando a mesma premissa: construção coletiva para espelhar a identidade da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e assegurar a apropriação de todos os integrantes do processo.
Áreas de atuação
Articulação
O Núcleo de Articulação Interna (NAI) é a porta de entrada para o NTC (Núcleo Técnico de Currículo), pois é ele quem vai receber as demandas (internas e externas) e articular com as demais frentes para que as ações sejam sempre o mais integradas possível e não fragmentadas em setores diversos. Trabalha contra a fragmentação das ações, já que todas as frentes e divisões possuem um objetivo final comum, que é o avanço das aprendizagens dos estudantes (bebês, crianças, jovens e adultos) da RME.
Academia Estudantil de Letras (AEL)

A Academia Estudantil de Letras (AEL) configura-se em espaço de leitura que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões e favorecendo o exercício do protagonismo infanto-juvenil e adulto. O projeto desenvolve a competência leitora e escritora, contribuindo para a ampliação do universo cultural, elevando a autoestima dos educandos.
Educação Étnico-Racial

O Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER) tem como objetivo implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, indígena, imigrante e latino-americana nos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de São Paulo por meio da formação continuada de professores e gestores.
Educomunicação

O Núcleo de Educomunicação tem como principal objetivo ações formativas que visam incorporar das linguagens da comunicação e de ações pedagógicas fundamentadas pela Educomunicação, bem como incentivar o protagonismo infanto-juvenil, promover a apropriação crítica da mídia e de suas linguagens, além de garantir o exercício do direito à informação e à liberdade de expressão.
Tecnologias para Aprendizagem

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) atua para que os estudantes não apenas saibam utilizar as tecnologias, mas para que entendam como podem utilizá-las para formar redes colaborativas, interagir, conectar-se com o outro, construir e ressignificar conhecimentos a partir das tecnologias, na perspectiva de sujeito integral em todas as suas dimensões, que conhece, investiga e expressa o mundo.
Educação Ambiental

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) promove formação continuada aos educadores da Rede Municipal de Ensino, com foco na sustentabilidade; mapeia os dados referentes à Educação Ambiental na rede, além de representar a Secretaria Municipal de Educação em ações intersecretariais voltadas ao planejamento e à implementação da Política Municipal de Educação Ambiental.
Sala e Espaço de Leitura

O Programa Sala e Espaço de Leitura (SAEL) integra a grade curricular das unidades da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, com uma aula semanal, além de projetos que trabalham na perspectiva da leitura como uma prática social que vai além dos muros da Escola. Os projetos são realizados na extensão de jornada dos estudantes e também na jornada regular de aulas.
Programa São Paulo Integral

O Programa São Paulo Integral tem como objetivo principal a promoção de experiências pedagógicas visando a educação integral por meio da expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola de forma qualificada, a ressignificação dos espaços e do currículo, garantindo o direito de acesso aos territórios educativos na escola e para além dela, numa perspectiva de formação e desenvolvimento integral, contemplando as aprendizagens multidimensionais e a integralidade dos sujeitos.
Núcleo de Gênero e Diversidade

O Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD) tem como objetivo central fomentar práticas inclusivas na Secretaria Municipal de Educação, desde os órgãos centrais até às unidades Educacionais diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino, em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, com vistas à promoção da igualdade de gênero e do respeito à diversidade.
Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP)
O Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP) nasce como a nova escola de idiomas gratuita da Município de São Paulo Seu objetivo é fomentar o plurilinguismo como princípio importante para assegurar a diversidade linguística em todo o território paulistano. É sua função criar condições para oferta, ensino e aprendizagem de línguas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de maneira a promover a integração entre as diferentes culturas.
Equipe
Coordenadoria Pedagógica – COPED
Coordenadora: Simone Aparecida Machado
Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – 3º andar – Vila Clementino – CEP: 04037-004
Fone: 011 3396-0200
Núcleo Técnico de Currículo – NTC
Diretor:
Aparecido Sutero da Silva Júnior
Equipe Administrativa:
Jonas Ribeiro dos Santos
Juliana Bauer de Oliveira Pimentel
Equipe Técnico-pedagógica:
Articulação
Clodoaldo Gomes Alencar Junior
Regiane Paulino
Academia Estudantil de Letras
Guilherme Cunha de Carvalho
Samir Ahmad dos Santos Mustapha
Educação das Relações Étnico-Raciais
Carolinne Mendes
Eva Santos
Solange Alves Miranda
Educomunicação
Carlos Lima
Educação Ambiental
Cláudia Abrahão Hamada
Eduardo Murakami da Silva
Sala e Espaço de Leitura
Karla de Oliveira Queiroz
Tecnologias para Aprendizagem
Regina Celia Fortuna Broti Gavassa
Selma Andrea Dos Santos Silva
Gênero e Diversidade
Anna Luisa de Castro
Educação Integral
Regiane Paulino
Renata de Lara Pereira Tamasi
Thais Blasio Martins
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
Ana Katy Lazare Gabriel
Thais Blasio Martins
Ensino Médio
Lisandra Paes