Núcleo Técnico de Currículo - NTC

Conjunto De Imagens Que Representam Os Diversos Setores Da Coordenadorias Pedagógicas Da Secretaria Municipal De Educação

O Núcleo Técnico de Currículo (NTC) é integrante da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e atua em todas as etapas e modalidades da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino (RME): Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS).

Em 2017, em parceria com a Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), o NTC coordenou a atualização do Currículo da Cidade de São Paulo – Ensino Fundamental. Coletivamente, estudantes, professores e demais profissionais da RME construíram o Currículo da Cidade, que tem como Princípios Norteadores: a Educação Inclusiva, a Equidade e a Educação Integral. De maneira inaugural, o Currículo traz também uma Matriz de Saberes que contempla princípios Éticos, Políticos e Estéticos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pactuados na Agenda 2030. Tais saberes, temas e objetivos estão alinhados ao Plano de Metas da Cidade de São Paulo (2017-2020) e corroboram para as aprendizagens e o desenvolvimento dos estudantes.

Em 2018, em continuidade ao processo de atualização dos Currículos da Cidade de São Paulo e em parceria com as Divisões de Educação Infantil (DIEI), Educação Especial (DIEE) e Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), o Núcleo coordenou os Currículos de Educação Infantil, Libras, Língua Portuguesa para Surdos e Educação de Jovens e Adultos – todos os componentes curriculares, adotando a mesma premissa: construção coletiva para espelhar a identidade da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e assegurar a apropriação de todos os integrantes do processo.

Áreas de atuação

Articulação

bonecos coloridos segurando e encaixando engrenagensO Núcleo de Articulação Interna (NAI) é a porta de entrada para o NTC (Núcleo Técnico de Currículo), pois é ele quem vai receber as demandas (internas e externas) e articular com as demais frentes para que as ações sejam sempre o mais integradas possível e não fragmentadas em setores diversos.  Trabalha contra a fragmentação das ações, já que todas as frentes e divisões possuem um objetivo final comum, que é o avanço das aprendizagens dos estudantes (bebês, crianças, jovens e adultos) da RME.

Academia Estudantil de Letras (AEL)

Academia Estudantil de Letras_Crianças fazendo apresentação literária

A Academia Estudantil de Letras (AEL) configura-se em espaço de leitura que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões e favorecendo o exercício do protagonismo infanto-juvenil e adulto. O projeto desenvolve a competência leitora e escritora, contribuindo para a ampliação do universo cultural, elevando a autoestima dos educandos.

Educação Étnico-Racial

Étnico Racial Menina Negra Em Uma Sala De Aula Com Pinturas Com Referências étnicas

O Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER) tem como objetivo implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, indígena, imigrante e latino-americana nos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de São Paulo por meio da formação continuada de professores e gestores.

Educomunicação

Grupo de estudantes do Imprensa Jovem entrevistando colega

O Núcleo de Educomunicação tem como principal objetivo ações formativas que visam incorporar das linguagens da comunicação e de ações pedagógicas fundamentadas pela Educomunicação, bem como incentivar o protagonismo infanto-juvenil, promover a apropriação crítica da mídia e de suas linguagens, além de garantir o exercício do direito à informação e à liberdade de expressão.

Tecnologias para Aprendizagem

Tecnologias Para Aprendizagem Estudantes Em Laboratório De Informática

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) atua para que os estudantes não apenas saibam utilizar as tecnologias, mas para que entendam como podem utilizá-las para formar redes colaborativas, interagir, conectar-se com o outro, construir e ressignificar conhecimentos a partir das tecnologias, na perspectiva de sujeito integral em todas as suas dimensões, que conhece, investiga e expressa o mundo.

Educação Ambiental

Núcleo De Educação Ambiental Estudantes Mexendo Em Plantação De Alfaces

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) promove formação continuada aos educadores da Rede Municipal de Ensino, com foco na sustentabilidade; mapeia os dados referentes à Educação Ambiental na rede, além de representar a Secretaria Municipal de Educação em ações intersecretariais voltadas ao planejamento e à implementação da Política Municipal de Educação Ambiental.

Sala e Espaço de Leitura

Sala E Espaço De Leitura Menina Lê Um Livro

O Programa Sala e Espaço de Leitura (SAEL) integra a grade curricular das unidades da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, com uma aula semanal, além de projetos que trabalham na perspectiva da leitura como uma prática social que vai além dos muros da Escola. Os projetos são realizados na extensão de jornada dos estudantes e também na jornada regular de aulas.

Programa São Paulo Integral

Apresentar projeto SPI

O Programa São Paulo Integral tem como objetivo principal a promoção de experiências pedagógicas visando a educação integral por meio da expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola de forma qualificada, a ressignificação dos espaços e do currículo, garantindo o direito de acesso aos territórios educativos na escola e para além dela, numa perspectiva de formação e desenvolvimento integral, contemplando as aprendizagens multidimensionais e a integralidade dos sujeitos. 

Núcleo de Gênero e Diversidade

matrícula transcidadania

O Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD) tem como objetivo central fomentar práticas inclusivas na Secretaria Municipal de Educação, desde os órgãos centrais até às unidades Educacionais diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino,em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, com vistas à promoção da igualdade de gênero e do respeito à diversidade. 

Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP)

O Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP) nasce como a nova escola de idiomas gratuita da Município de São Paulo Seu objetivo é fomentar o plurilinguismo como princípio importante para assegurar a diversidade linguística em todo o território paulistano. É sua função criar condições para oferta, ensino e aprendizagem de línguas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de maneira a promover a integração entre as diferentes culturas.

Equipe

Coordenadoria Pedagógica – COPED

Coordenadora: Simone Aparecida Machado

Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – 3º andar – Vila Clementino – CEP: 04037-004

Fone: 011 3396-0200

E-mail: smecoped@sme.prefeitura.sp.gov.br

Site: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/coped/


Núcleo Técnico de Currículo – NTC

Diretor:

Aparecido Sutero da Silva Júnior

Equipe Administrativa:

Jonas Ribeiro dos Santos

Juliana Bauer de Oliveira Pimentel

Equipe Técnico-pedagógica:

Articulação

Clodoaldo Gomes Alencar Junior

Regiane Paulino

Academia Estudantil de Letras

Guilherme Cunha de Carvalho

Samir Ahmad dos Santos Mustapha

Educação das Relações Étnico-Raciais

Carolinne Mendes

Eva Santos

Solange Alves Miranda

Educomunicação

Carlos Lima

Educação Ambiental

Cláudia Abrahão Hamada

Eduardo Murakami da Silva

Sala e Espaço de Leitura

Karla de Oliveira Queiroz

Tecnologias para Aprendizagem

Regina Celia Fortuna Broti Gavassa

Selma Andrea Dos Santos Silva

Gênero e Diversidade

Anna Luisa de Castro

Educação Integral

Regiane Paulino

Renata de Lara Pereira Tamasi

Thais Blasio Martins

Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Ana Katy Lazare Gabriel

Thais Blasio Martins

Ensino Médio

Lisandra Paes