Tecnologias para Aprendizagem

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem subsidia a formação dos Professores de Educação Digital – POED da RME e políticas públicas para utilização de Tecnologias a favor das Aprendizagens.
Tem como princípios para o trabalho com as tecnologias a cultura digital, o protagonismo dos estudantes e professores, a autonomia, inventividade, colaboração, pensamento reflexivo e informação na construção do conhecimento.
Trabalha na intenção que os estudantes não apenas saibam utilizar as tecnologias, mas que entendam como podem utilizá-las para interagir, conectar-se com o outro, participar e formar redes, colaborar, agir, responsabilizar-se, construir e ressignificar conhecimentos a partir das tecnologias, na perspectiva de sujeito integral em todas as suas dimensões, que conhece, investiga e expressa o mundo. Todas as propostas do Núcleo de TPA estão atreladas às ações pedagógicas inovadoras e em toda experiência da Rede.
A formação para uso pedagógico de tecnologias sob responsabilidade da SME teve início em 1990 com a inauguração do Laboratório de Informática Educacional. Em maio de 1994, por meio do Decreto 34.160, foram instituídos laboratórios de informática educativa (LIE) nas escolas municipais e a função dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE).
A Portaria 4.219/94, que trata do funcionamento desses laboratórios e definiu a função deste profissional (POIE) que inicialmente trabalhava em aulas compartilhadas com professores dos Componentes Curriculares. Em 2006, as aulas de Informática Educativa passam a ser parte da
grade curricular com 01 aula semanal. Em 2017, com a publicação do Currículo da Cidade, Informática Educativa passa a ser um Componente Curricular com a denominação de Tecnologias para Aprendizagem e passa a trabalhar com outras ferramentas digitais como Robótica, Impressão 3D e introduziu novas metodologias entre elas o Maker.
Em 2019, o Decreto Nº 59.072, Altera as denominações para Laboratório de Educação Digital LED e Professor de Educação digital –POED.
PUBLICAÇÕES

Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Tecnologias para Aprendizagem

Orientações didáticas do Currículo da Cidade: Tecnologias para Aprendizagem

Currículo da Cidade: EJA: Tecnologias para Aprendizagem

Revista Magistério n. 8: tecnologias para aprendizagem

Práticas para aprendizagens híbridas e interdisciplinares envolvendo criação, inventividade e computação física
