Notícias

EMEF Jardim Fontalis produz conteúdo jornalístico sobre a Copa do Mundo

Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto

Publicado em: 03/07/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_jardim_font_copa_740_x_430.jpg

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontalis, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, produzem cartazes e programas jornalísticos sobre os jogos da Copa do Mundo 2018. Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto.

As ações do Projeto Copa do Mundo na EMEF Jardim Fontalis iniciaram em maio e envolvem os estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, destacando a integração entre os componentes curriculares de Educação Física, com as professoras Nathalia Chaves Gomes, Suellen Jéssica e Carol Guedes, Informática Educativa, com o Professor Hervy Vicente da Silva e o Projeto Imprensa Jovem, com os Professores Valdimir Pinheiro e, também, Hervy.

EMEF_jardim_font_copa_3_740_x_430.jpg

Nas aulas de Informática Educativa, os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos produziram cartazes digitais para serem veiculados nas mídias sociais da escola, enquanto os dos 6º e 7º anos produziram cartazes para serem afixados nas paredes da EMEF. Informações socioculturais dos países e curiosidades sobre a Copa foram adicionadas ao material. Uma competição de futebol foi desenvolvida com alunos dos 5º e 6º anos, com equipes masculinas e femininas e, em uma ação coletiva, estudantes, professores e equipe de gestão também fizeram a revitalização da quadra poliesportiva. Pisos e paredes foram pintados com marcações das diversas modalidades olímpicas.

Com os adolescentes dos 8º e 9º anos e participantes do Projeto de Imprensa Jovem, foram produzidos pequenos noticiários em vídeo sobre as rodadas da Copa do Mundo, em formato de mesa redonda e boletins diários. Os estudantes tiveram espaço aberto para fazer comentários sobre as disputas e dar palpites sobre os jogos.

EMEF_jardim_font_copa_2_740_x_430.jpg

O professor de Informática Educativa, Hervy da Silva, conta que o conjunto de atividades desenvolvidas em torno da Copa do Mundo está ampliando a bagagem sociocultural dos estudantes e estimulando um pensamento mais complexo sobre a diversidade mundial. Ele cita como exemplo a análise social feita entre os países Islândia e Nigéria. Os estudantes perceberam que, no primeiro país, 99% da população é alfabetizada, enquanto, no segundo, apenas 60% lê e escreve.

Para ter acesso a mais atividades desenvolvidas na EMEF Jardim Fontalis, acesse este link.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

CRECE realiza encontro na Casa de Cultura Salvador Ligabue

CRECE realiza encontro na Casa de Cultura Salvador Ligabue

Publicado em: 02/06/2016 3h51 - em CEU e COCEU

Conselheiros do CRECE Central tomam posse na Câmara Municipal

Conselheiros do CRECE Central tomam posse na Câmara Municipal

Publicado em: 02/06/2016 3h50 - em CEU e COCEU

Formação da CODAE discute desenvolvimento de líderes

Formação da CODAE discute desenvolvimento de líderes

Publicado em: 02/06/2016 2h40 - em Alimentação Escolar

Equipe da CODAE participa do 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”
Mediadores de Leitura oferecem poesias no Mercado Municipal de São Paulo

Mediadores de Leitura oferecem poesias no Mercado Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/06/2016 12h28 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 1.202 1.203 1.204 1.205 1.206 1.443