Notícias

Equipe da CODAE participa do 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”

Encontro realizado pela Comissão de Aprimoramento Profissional discutiu sobre a produção e o consumo sustentável de carnes.

Publicado em: 02/06/2016 14h18 | Atualizado em: 30/11/2020

cap3740x430.png

A Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos e incluir momentos de reflexão para contribuir com o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Sindicato dos Comerciários de São Paulo – Sede do Instituto Mutare.

O evento contou com a participação dos palestrantes Reginaldo Morikawa, diretor de empresa Agropecuária produtora e distribuidora de alimentos naturais e/ou orgânicos e Aline Martins de Carvalho, nutricionista da CODAE e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

As palestras promoveram reflexões sobre a importância da inclusão de alimentos orgânicos na Alimentação Escolar, contemplada pelo decreto que regulamenta a lei Nº 16.140/15, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo e dá outras providências. Além disso, teve o objetivo de sensibilizar os participantes sobre esses impactos das aquisições de alimentos realizadas pela Coordenadoria.

Reginaldo Morikawa apresentou alternativas sustentáveis para produção de diversos alimentos, como por exemplo, frango e ovo orgânicos. A empresa adota a filosofia, do já falecido pensador japonês, Mokiti Okada, que se fundamenta na agricultura natural que busca pela preservação do meio ambiente, promoção da saúde e produção de alimentos saudáveis.

Reginaldo destacou as principais diferenças entre o modo de produção convencional e o orgânico, abordando sobre os impactos no custo e no meio ambiente.

A nutricionista Aline apresentou diversas pesquisas científicas que mostram os efeitos do consumo excessivo de carnes na saúde dos indivíduos e no meio ambiente. Aline também coordena o projeto de extensão da USP “Sustentarea, A Rede Alimentar”, anteriormente chamado de “Dia sem carne”, e tem como objetivo promover a informação sobre o consumo excessivo de carnes e sua relação com a saúde e meio ambiente.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300