Notícias

Conselheiros do CRECE Central tomam posse na Câmara Municipal

Foram empossados 52 conselheiros além de quatro representantes da SME

Publicado em: 02/06/2016 15h50 | Atualizado em: 04/12/2020

crece_I_740_x_430-1.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Teocomunica, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Des. Teodomiro Toledo Piza

Neste sábado, 14 de maio, tomaram posse na Sala Sergio Vieira de Mello, da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, os Conselheiros do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola – CRECE, eleitos nos respectivos CRECEs Regionais. Foram eleitos dois representantes de cada CRECE Regional, sendo um da Comunidade (pais e alunos) e um Profissional da Educação (professor, gestor ou quadro de apoio). Cada segmento ainda elegeu um suplente. No total, tomaram posse 52 Conselheiros entre titulares e suplentes, além dos quatro representantes, entre titulares e suplentes, da Secretaria Municipal de Educação.

Na abertura da Solenidade de Posse, a mesa foi composta pelo Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Marcos Rogério, representando o Secretário Gabriel Chalita; Vereador Elizeu Gabriel; professora Maria Aparecida Perez representando o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Antonio Donato; Deputado Estadual Carlos Neder; a professora Ângela Antunes do Instituto Paulo Freire; o senhor Leandro Gimenez representando o Vereador Claudinho de Souza e pela senhora Kézia Adriana de Araújo Alves, mãe de aluno da EMEF Amadeu Mendes da DRE Pirituba.

O Projeto de Lei que deu origem (Lei 16.213/2015) foi apresentado em 2008, pelos vereadores Antonio Donato, Carlos Neder (hoje Deputado Estadual), Elizeu Gabriel e Claudinho de Souza, fato este lembrado pelos integrantes da mesa.

Em suas intervenções, os convidados que compuseram a mesa, destacaram a importância do CRECE na Cidade de São Paulo, possibilitando o fortalecimento os Conselhos de Escola e a gestão democrática nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação.

A senhora Kézia relatou a luta, ao longo dos últimos 15 anos, para a implementação do CRECE na Cidade de São Paulo e enfatizou o quanto foi importante a incorporação do CRECE no Plano de Governo do Prefeito Haddad e no Plano Municipal de Educação.

A Solenidade de Posse contou ainda com a participação da cantora Yara Barros acompanhada do músico Domingos Júnior e que no intervalo cantou sucessos como “Romaria”, “As rosas não falam”, “O bêbado e a equilibrista” e “Chão de giz”.

crece_740_x_430-1.jpg

Durante a cerimônia, 13 representantes dos CRECEs Regionais fizeram intervenções destacando a importância desse colegiado abordando ainda as demandas que serão debatidas no CRECE Central ao longo do ano.

Finalizando os trabalhos do dia, a Professora Ângela Antunes, do Instituto Paulo Freire, proferiu palestra resgatando a história do CRECE e a luta, junto aos Vereadores na Câmara Municipal, do grupo de mães da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba para a consolidação desse colegiado.

Os Conselheiros debateram sobre a eleição da Comissão Executiva do CRECE, ficando deliberado que esta eleição ocorrerá numa reunião extraordinária a ser realizada posteriormente.

Imprensa Jovem da EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza – Teocomunica

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211