Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 26 de julho, exclusivamente, pelo site do Instituto Tomie Ohtake

Publicado em: 26/04/2024 17h52 | Atualizado em: 26/04/2024
Fotografia com mosaico colorido e a frase "8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake"

Estão abertas as inscrições para a 8ª Edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, uma oportunidade para os professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A premiação conta com apoio financeiro de R$8,5 mil reais para escola, bolsa de graduação da Estácio, entre outros. Este prêmio busca reconhecer e valorizar ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por escolas públicas brasileiras, que estejam integradas aos seus territórios e comunidades.

Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 24h do dia 26 de julho de 2024, exclusivamente no site do Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Não perca essa chance de compartilhar suas experiências e contribuir para uma educação mais inclusiva e transformadora. Para preenchimento do formulário de inscrição, será necessário realizar o login através de uma conta do Gmail.

O objetivo principal é destacar projetos que promovam a conexão entre os saberes locais e os currículos escolares, potencializando a aprendizagem e valorizando a diversidade cultural, manifestações estéticas, artísticas e/ou religiosas. Além disso, são valorizadas iniciativas que contribuam para a construção de um Território Educativo, fortalecendo parcerias e ações comprometidas com questões urgentes da nossa sociedade, como a igualdade de direitos, as conexões culturais e o compromisso ambiental.

Os projetos inscritos devem contemplar diversos aspectos, tais como a integração entre escola e território, o reconhecimento e articulação dos saberes da comunidade, a exploração e uso de diferentes linguagens, o acolhimento, a escuta e a participação de todos os envolvidos, práticas de equidade, avaliação e currículo, além do potencial multiplicador das iniciativas.

Premiação

O prêmio oferece, às dez estratégias pedagógicas selecionadas, modos de suporte, fortalecimento e aprofundamento de suas práticas e da formação de seus realizadores e membros. Dessa forma, a comunidade escolar e os coletivos participantes serão beneficiados direta ou indiretamente. As ações de premiação consistem em:

• Doação de livros diversos, oferecidos por editoras parceiras do Instituto, para compor o acervo escolar. O envio dos livros será feito via Correios.
  • Realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa pedagógica selecionada, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, bem como de seus patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa.
  • Uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecido pela Estácio, que poderá ser utilizada por um estudante, professor ou parceiro do projeto selecionado.
  • Apoio financeiro de R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais) para o desenvolvimento da iniciativa pedagógica.
  • Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão organizados pelo Instituto, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores e artistas.

Cei Elza Soares

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Publicado em: 06/05/2024 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra dois homens pintando uma estrutura de madeira.

Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira

Publicado em: 06/05/2024 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a escadaria dentro do CEU Água Azul e ao fundo um prédio em formato redondo com grafites de crianças.

Projeto Memórias Literárias “O Livro da Vida” será lançado no CEU Água Azul

Publicado em: 03/05/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma biblioteca com bancos coloridos

EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos