Notícias

EMEI Mário de Andrade organiza Dia da Família com vivências na horta

A unidade preparou vivências com argila e plantio na horta com as famílias das crianças

Publicado em: 30/04/2024 17h37 | Atualizado em: 30/04/2024
Uma mulher com vestido verde, uma criança e uma idosa com blusa verde olham felizes para a câmera.

Os familiares e responsáveis das crianças da EMEI Mário de Andrade participaram do Dia da Família na Escola nesta última sexta-feira (26). As atividades contaram com plantações nos espaços da horta e uma oficina de confecção de vasos com argila. 

As famílias chegaram com as crianças e após um breve período na sala para explicação da dinâmica do dia, foram para a horta. No caminho, elas puderam conhecer os espaços novos que foram construídos e revitalizados com a verba do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF), incluindo a instalação de novos brinquedos de madeira no parque, pergolado, jardim, tanque de areia e a própria horta.

A diretora, Joana Lucia de Souza Silva, reconheceu a importância das atividades para o desenvolvimento das crianças e o estreitamento dos laços. “Pensamos na proposta para o 1° Dia da Família de 2024, com ações voltadas ao projeto Horta, objetivando que as famílias pudessem experienciar as vivências que estão sendo realizadas com as crianças, a fim de que o projeto torne-se mais significativo para todos. Acreditamos que quando todos podem participar de forma prática das propostas realizadas pelas crianças, conseguimos atingir um sentido amplo para o conteúdo proposto”, destacou.

Já nos espaços da horta, os responsáveis e as crianças fizeram uma plantação variada, com alface, cenoura, beterraba, tomate cereja, espinafre e camomila. Cada criança teve a sua própria planta, que será colhida nas próximas semanas. A proposta é integrar estes alimentos dentro do cardápio da escola e ampliar o repertório cultural tanto das famílias, quanto das crianças e dos professores. 

Com as mudas e sementes já na terra e devidamente regadas, o pessoal voltou para os espaços internos para uma oficina de artesanato com argila. A proposta era que as famílias interagissem entre si e confeccionassem vasos para resgatar as vivências familiares, considerando a cultura vivida por todos e contextualizar o Projeto Horta com a oficina. No final da atividade foram entregues sementes para serem plantadas nas produções das famílias.

Entre as famílias, havia avós, irmãos, pais, mães e tios das crianças. Um deles era Felipe José Balleki, pai do estudante Samuel José e ex-aluno da EMEI. “Eu estudei aqui em 1990 e é muito gratificante voltar para o espaço e poder participar de atividades tão transformadoras”. 

O pai e a avó da estudante Emanuella também participaram e destacaram a importância da proximidade da família com a escola. “É muito bom separar um dia para unir a educação que passamos em casa com aquela do ambiente escolar”, apontou o pai Flavio Jose Xavier. “É muito importante ver a minha neta e o meu filho juntos na escola, adorei e quero voltar!”, enfatizou a avó Elizabeth Aparecida. 

O Dia da Família na Escola está presente no calendário escolar com o objetivo de estreitar as relações entre família e escola, e para promover exposições das produções infantis, trabalhos, apresentações culturais, palestras e eventos esportivos. No caso da EMEI Mário de Andrade, o projeto das hortas faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade e foi integrado às ações da data. 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460