Notícias
Cerca de 35 mil estudantes participam de encontro on-line de Grêmios Estudantis
570 Grêmios Estudantis participarão do I Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis durante os 5 dias do evento
Publicado em: 30/11/2020 10h00 | Atualizado em: 20/01/2021Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, estudantes de 570 unidades educacionais municipais de São Paulo participarão de forma on-line do 1º Encontro Municipal Dos Grêmios Estudantis. A iniciativa contará com especialistas, professores e adolescentes falando sobre assuntos como: saúde mental, música participação, tecnologia, autonomia, inclusão, racismo e diversidade de gênero.
Todo o encontro foi construído e pensado pelos estudantes gremistas e também por seus professores. Eles apontaram as temáticas que consideram mais necessárias e importantes para serem discutidas por todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam na Rede Municipal de Educação. A organização do evento estima que ocorra cerca de 35 mil participações durante os cinco dias.
A programação será totalmente on-line e contará com debates organizados em cinco polos, oficinas virtuais e transmissões ao vivo que poderão ser assistidas por qualquer pessoa que acessar o canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Confira a programação completa:
30/11/2020
Manhã: 10H – 11H
Salas temáticas on-line
Temática: Participação, Autonomia e Inclusão.
Polos:
1 – DREs Butantã/Campo Limpo
2 – DREs Itaquera/Penha
3 – DREs Ipiranga/Capela do Socorro/ Santo Amaro
4 – DREs Pirituba-Jaraguá/Freguesia-Brasilândia/Jaçanã-Tremembé
5 – DREs Guaianases/Miguel Paulista/São Mateus
TARDE: 15H – DURAÇÃO: 1H30
LIVE – Participação, Autonomia e Inclusão
Especialista: Anna Penido
Professora: Paula Gallego |Estudantes: Fernando Angelis e Matheus Ricardo do Grêmio Força Jovem, da EMEF Firmino Tibúrcio da Costa
Apresentação Cultural
Link para assistir: https://bit.ly/Educaprefsp)
01/12/2020
Manhã: 10H – 11H
Salas temáticas on-line
Temática: Saúde Mental
Polos:
1 – DREs Butantã/Campo Limpo
2 – DREs Itaquera/Penha
3 – DREs Ipiranga/Capela do Socorro/ Santo Amaro
4 – DREs Pirituba-Jaraguá/Freguesia-Brasilândia/Jaçanã-Tremembé
5 – DREs Guaianases/Miguel Paulista/São Mateus
TARDE: 15H – DURAÇÃO: 1H30
LIVE – Saúde Mental
Especialista: Drª Elza Maria Branco Padrão
Professora: Isis Santana | Estudante: Leonardo Castro da EMEF Vereadora Anna Lamberga Zeglio, do Grêmio O Futuro é Agora.
Canal YouTube: https://bit.ly/Educaprefsp)
02/12/2020
Manhã: 10H – 11H
Salas temáticas on-line
Temática: Racismo e Diversidade de Gênero
Polos:
1 – DREs Butantã/Campo Limpo
2 – DREs Itaquera/Penha
3 – DREs Ipiranga/Capela do Socorro/ Santo Amaro
4 – DREs Pirituba-Jaraguá/Freguesia-Brasilândia/Jaçanã-Tremembé
5 – DREs Guaianases/Miguel Paulista/São Mateus
TARDE: 15H – DURAÇÃO: 1H30
LIVE – Racismo e Diversidade de Gênero
Especialistas: Luciana Alves e Cássio Rodrigo
Professor: Fernando Augusto | Estudante: Yasmin Barbosa da EMEF Raimundo Correia
Canal YouTube: https://bit.ly/Educaprefsp)
03/12/2020
OFICINAS ON-LINE – MANHÃ: 10h – 12h30
Cartografeto – Cartografia Afetiva do Território – Manhã: 10h – 12h30
Agente de Governo Aberto: Arivonaldo Junior
A oficina irá promover a troca de saberes entre os participantes na construção de um processo de reconhecimento do seu território de vivência e potencialização do diálogo e convívio com as diferenças.
Link de inscrição
Link para participação da Oficina: https://meet.google.com/fdq-cqye-tfc
Musicando a Política: Música e linguagem cidadã – Manhã: 10h – 12h30
Agente de Governo Aberto: Kezia Paz
Que tal ouvir e fazer música e exercitar a linguagem cidadã? Na oficina vamos ver na prática como a música pode ser utilizada para acesso e difusão da informação e ampliação de formas de participação e controle social. Não precisa ter conhecimento musical para participar.
Link para participação da Oficina: http://meet.google.com/ydq-bugx-agd
04/12/2020
OFICINAS ON-LINE – MANHÃ:10h – 12h30
Manhã: 10h – 12h30 – Infância e adolescência: minhas por direito!
Agente de Governo Aberto: Amanda Amorim
O projeto busca oferecer às crianças e adolescentes a conscientização sobre seus direitos básicos, por meio de espaços lúdicos e participação ativa, para que haja a prevenção de violências.
Link para participação da Oficina: http://meet.google.com/nxa-gmzk-vhz
Manhã: 10h – 12h30 – O uso da tecnologia social como ferramenta de transformação
Agente de Governo Aberto: Anita Costa
A partir do uso de ferramentas participativas, iremos apresentar na prática como desenvolver tecnologias sociais. Serão promovidas atividades participativas para a construção compartilhada de soluções inovadoras em combate aos problemas sociais, por meio do diálogo, reflexões, debates e compartilhamento de conhecimento.
Link para participação da Oficina: http://meet.google.com/dvg-oczt-gdw
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake
Secretaria Municipal de Educação
Nova presidência do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca tomou posse nesta quinta-feira
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação marca presença na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália
Secretaria Municipal de Educação
CEUs estão com programação especial nas bibliotecas
Educomunicação
PodConversar: Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação lança série de podcasts em parceria com o G20 Brasil
Secretaria Municipal de Educação
Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível
Relacionadas
Educadores participam do II Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral
Publicado em: 30/05/2016 3h43 - em Educação Infantil
Educadores participam do II Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral
Publicado em: 30/05/2016 3h32 - em CEU e COCEU
Grupo Raíces de América no CEU Lajeado
Publicado em: 30/05/2016 10h00 - em CEU e COCEU
Plateia SME – edição de 25 de maio
Publicado em: 25/05/2016 9h46 - em CEU e COCEU
SME realiza I Fórum “A América Latina no Currículo: vivenciando a Cultura e refletindo sobre a prática pedagógica”
Publicado em: 25/05/2016 4h58 - em Étnico-Racial