Notícias

Plateia SME – edição de 25 de maio

Confira os contemplados

Publicado em: 25/05/2016 21h46 | Atualizado em: 04/12/2020
A Secretaria Municipal de Educação oferece, através do Projeto Plateia SME e Plateinha aos servidores da rede, cortesias para assistirem:
“A GALINHA PINTADINHA, SALA DOS PROFESSORES, ISADORA, RAIA 30 – O MUSICAL, O SEMEADOR, FORA DO MUNDO, LA MERDA e JOGO ABERTO”

Confira os contemplados

MAMOMAS ASSASSINAS

Há 20 anos cinco garotos de Guarulhos viravam a música brasileira de ponta cabeça. Em uma carreira meteórica os Mamonas Assassinas fizeram história por sua irreverência, conquistando o país através de um escrachado rock’n roll combinado com diversos ritmos e letras bem humoradas.
Os mesmos jovens que encantaram, também comoveram pela maneira abrupta que tiveram suas carreiras interrompidas. Agora imagine se os Mamonas pudessem contar sua própria história?
Com direção do premiado José Possi Neto, o musical apresenta a mesma irreverência e o mesmo escracho que Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sergio demonstravam dentro e fora dos palcos, representados pelos atores Ruy Brissac, Adriano Tunes, Yudi Tamashiro, Elcio Bonazzi e Arthur Ienzura, todos escolhidos em audições.
O Musical Mamonas é em primeiro lugar, uma grande brincadeira com o gênero musical biográfico. Convocados pelo anjo Gabriel para uma importante missão, dar um jeito na caretice que tomou conta da vida dos brasileiros, Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sergio resolvem contar em um musical como conseguiram passar pelo estreito funil do show business: na base da persistência e da corajosa aceitação de suas personalidades um tanto quanto divertidas.
O musical traz também músicas de bandas que fizeram a cabeça dos cinco rapazes e marcaram a década de noventa, como Titãs, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Guns’n Roses, Rush e ainda reserva espaço para paródias e músicas originais compostas para o espetáculo O Musical Mamonas.
Recomendação: 12 anos
Gênero: comédia musical
Duração: 120 min.
Data: 27 de maio, sexta-feira, às 21h30 
Local: TEATRO DA FECOMÉRCIO – SALA RAUL CORTEZ
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 2 andar – Bela Vista.
RETIRAR O INGRESSO NA BILHETERIA ANTES DAS 20 HORAS
Realização: Miniatura 9
Dois ingressos por inscrito

A GALINHA PINTADINHA EM: “OVO DE NOVO”

A Galinha Pintadinha, em Ovo de Novo é um dos maiores sucessos infantis do momento. o público infantil tem encontro marcado com a Galinha Pintadinha e seus companheiros inseparáveis: O Galo Carijó, Pintinho Amarelinho, Baratinha, os Naftalinas (Baratazul e Baratotal), Borboletinha, Sr. Gavião, Dr. Peru, Enfermeira Ururubu, Galinho Quiriquiqui, boneco Pimpom, e a divertida família de Carlos Henrique, um menino muito imaginativo que gosta de contar histórias e de usar palavras difíceis. Aborrecido com a notícia do nascimento da irmã, Carlos Henrique faz uma retrospectiva de sua vida para tentar entender seus sentimentos. Com a ajuda da “mais sinistra… mais cascuda… mais antenada… a Barata”, que canta as 15 canções que compõem o repertório musical do espetáculo, a vida de Carlos Henrique e de sua família é revista em flashbacks. Como seus pais se conheceram, seu nascimento, a carinhosa relação com a sua avó. Numa brincadeira divertida o público também assiste a história da família da Galinha Pintadinha, Galo Carijó e do Pintinho Amarelinho que também está triste com os mimos para o Ovo Novo.

A Galinha Pintadinha, em Ovo de Novo reúne circo, teatro, dança, música e conta com uma requintada cenografia que utiliza projeções de desenhos animados em telão de LED de 24m² que ocupa toda a área do fundo do palco, criando ambientes variados que enchem a cena de cor e magia, compondo um espetáculo lúdico e divertido, para o público infantil da primeira infância (de 0 a 5 anos). Roteiro: Marcos Luporini e Juliano Prado. Dramaturgia e texto final: Keli Freitas. Direção: Ernesto Piccolo. Coreografias: Marcia Rubin. Criações Circenses: Claudio Baltar. Cenários, Bonecos, Figurinos: Clívia Cohen. Iluminação: Maneco Quinderé. Preparação Vocal e Canto: Adriana Piccolo. Assistente de direção: João Maia. Assistente de coreografia: Maíra Maneschy.

Classificação: Livre
Gênero: Musical
Duração: 90 minutos

Data: 29 de maio, domingo, às 15h 

Local: Theatro NET São Paulo
Endereço: Rua Olimpíadas, 360.- Shopping Vila Olímpia, 5º andar – Vila Olímpia
Empresa Parceira: Radar Cultural – Selene Marinho
Obs.: 03 ingressos por inscrito

ISADORA

Com direção de Elias Andreato, o espetáculo reinventa os últimos dias de Isadora Duncan em Nice, na França, quando ela volta de um conturbado período vivendo na Rússia. É num quarto de hotel que Isadora, interpretada por Melissa Vettore como Isadora, conhece Henry, participação especial do ator Daniel Dantas, um misterioso e inteligente Editor interessado em publicar seu Livro de Memórias. Com alguns segredos, ele questiona Isadora em um clima de certo suspense e ao mesmo tempo, com humor ácido e sedução. Eles estabelecem um jogo de provocações, que faz Isadora se confrontar com a imagem da artista provocante e libertária, revelando-se uma mulher extremamente humana, solitária e frágil. O Editor nos faz pensar sobre a essencialidade da arte por trás do sucesso. Ao lembrar-se da sua juventude ao lado dos irmãos que formam o Clã Duncan – interpretados por Roberto Alencar e Patricia Gasppar – e por meio de coreografias e música, do humor e da emoção, se estabelece um pensamento atual sobre os direitos das mulheres, o amor, a dança, a educação, os sonhos e o espírito livre.

A montagem traz um ambiente de música, canto e dança, e grande depuramento estético. A dança, as artes, o amor que moveram a caminhada de Isadora Duncan por vários países, levaram à criação de um espetáculo inédito, a partir da tradução e adaptação das cartas, biografias e manuscritos da artista; além da linguagem de corpo, baseada na releitura de algumas das suas coreografias.
Correndo como uma bacante, Isadora Duncan provocou o despertar do corpo e da beleza das formas. Artista percursora da dança moderna se negou a comercializar o corpo da mulher na dança. Empenhada em construir uma ‘nova escola’ para crianças, Isadora partiu com seus irmãos, dos EUA rumo a Europa e Rússia. Afirmava que sua dança era símbolo da nova educação e da liberdade.
Isadora era contra a técnica repressiva do ballet, para ela a dança era ‘o movimento do corpo em harmonia com a natureza’.
Ao ser confrontada pelo Editor, Isadora expõe toda sua história como dançarina, mulher, mãe, amante, mestra e revolucionária. E os dois artistas discutem sobre a natureza, o amor, as perdas, as ilusões e lutas políticas, a comercialização do corpo, o direito a ter filhos como quiser, a servidão no casamento, a educação gratuita para as crianças, a liberdade no corpo e na dança, a soberania da Arte e o direito de acesso para todos.
A peça recria o universo criativo desses dois artistas, revelando a importância e a beleza do espírito poético de Isadora – propondo temas tão atuais, como os imortais artistas que a inspiraram ao longo de sua trajetória.

Recomendação: 12 anos

Data: 27 de maio, sexta-feira, às 21h
Data: 28 de maio, sábado, às 21h 
Data: 29 de maio, domingo, às 19h30 

Local: Auditório MASP Unilever
Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP
Empresa Parceira: Radar Cultural
02 ingressos por inscrito

RAIA 30 – O MUSICAL

Atriz, bailarina, cantora e pioneira na produção de musicais no Brasil, Claudia Raia festeja 30 anos de carreira com a superprodução Raia 30, o Musical. Esquetes humorísticos, números musicais inéditos e outros quadros consagrados de seus espetáculos anteriores são revisitados. “São estilhaços de memórias contados de maneira dinâmica”, diz Claudia Raia. SOBRE O ESPETÁCULO Com oito cenários muito coloridos de Gringo Cardia, no estilo dos anos 1950 e inspirados nas superproduções de Hollywood, o espetáculo tem dramaturgia de Miguel Falabella e direção de José Possi Neto. “Teremos a Claudia praticamente o tempo todo em cena, se transformando fisicamente e esteticamente. Ela vem muito engraçada e, ao mesmo tempo, emotiva”. Fala o diretor José Posi Neto.
Elenco: Claudia Raia, Marcos Tumura, Alberto Goya, Alessandra Dimitriou,Carol Costa, Daniel Cabral, Estela Beraldi, Elton Towersey, João Paulo De Almeida, Luana Zenun, Mariana Barros,MariliceConseza, Matheus Paiva, Rodrigo Negrini

Duração: 130 min.
Classificação: Livre – Musical

Data: 29 de maio, domingo, às 18 horas 

Local: Teatro Procópio Ferreira
Endereço: Rua Augusta, 2823 – Jardins – São Paulo – SP.
Empresa Parceira: Chaim XYZ Produções
02 ingressos por inscrito

SALA DOS PROFESSORES

No cenário que dá título à tragicomédia, professores de um colégio particular se refugiam da turba estudantil nos horários de intervalo e trocam impressões sobre suas conturbadas vidas pessoais e sobre os massacrantes desafios impostos na rotina escolar. A revolta contra a falta de reconhecimento e as imposições da Sociedade Mantenedora que administra o colégio são os pretextos para que um jogo de revelações seja deflagrado com desdobramentos trágicos.

Classificação: Livre
Gênero: Tragicomédia

Data: 29 de maio, domingo, às 18 h

Local: Espaço elevador
Endereço: Rua Treze de Maio, 222 – Bela Vista
Realização: Cia Elevador de Teatro Panorâmico
Obs.: 02 ingressos por inscrito

FORA DO MUNDO

Espetáculo baseado na verídica história de D. Sebastiana de Mello Freire, carinhosamente tratada por D. Yayá, que nasceu em 1887 e morreu em 1961 aos 74 anos, dos quais 42, ela viveu no casarão da Rua Major Diogo, confinada pelos parentes, interditada judicialmente e dada como louca. Possuía um patrimônio, avaliado à época em cerca de US$4 milhões.
A peça acontece em dois planos: o da realidade que mostra o último dia da vida de D. Yayá e o da memória onde ela revive sua vida e suas angústias. Ficha técnica Texto e Direção – Analy Alvarez, Direção de Produção – Mario Sergio Loschiavo, Elenco: Miriam Mehler, Mara Faustino, Vinicius Calamari, Mariana Blanski, Cibele Troyano, Vivi Gonçalves, Fernanda Oliveira, Wagner Vaz, Antônio Natal.

Recomendação: 16 anos
Gênero: drama
Duração: 70 min.

Data: 28 de maio, sábado, às 21h 
Data: 29 de maio, Domingo, às 19h 

Local: Teatro Top
Endereço: Rua Rui Barbosa, 201 – Bela Vista – 2309-4102
Realização: MS39 Produções Ltda
Obs.: 02 ingressos por inscrito

O SEMEADOR

Este texto traz, de maneira intensa, uma alegoria da realidade vivida por cada um de nós. Na busca por um tema verossímil, que levasse o público a uma reflexão do atual momento em que vive a humanidade no que diz respeito à educação, valores sociais, choque de gerações, abandono e dissolução familiar, Gabriel Chalita apresenta a peça O Semeador, que traz as visões de dois professores de gerações diferentes sobre como encarar a vida e suas dificuldades.
Chalita afirma ser grato por ter abraçado o ofício de professor. “Esta peça nasceu do desejo de partilhar o que aprendi com os meus professores e com a minha profissão nas salas de aula em que tenho a oportunidade de estar. Uma homenagem aos professores. Uma homenagem à prosa dos que se permitem prosear, ao enlaçar das mãos, ao caminhar juntos”, conclui o autor.
Com esta peça, o diretor Hudson Glauber tem a intenção de resgatar valores do ser-humano, que se perderam ou estão se perdendo ao longo do tempo por conta do mundo em que vivemos. “A peça aborda a solidão e como ela pode ser superada, trazendo um sopro de esperança jornada adentro.” Com os atores Flavio Galvão e Antonio Motta.

Classificação: 12 anos
Gênero: Drama
Duração: 70 min.

Data: 27 de maio, sexta às 21h30 
Data: 28 de maio, sábado às 21h30 
Data: 29 de maio, domingo às 18h

Local: Teatro MuBE Nova Cultural
Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa
Empresa Parceira: Desembuxa Entretenimento
Obs.: 02 ingressos por inscrito


JOGO ABERTO

Três casais se reúnem para mais um jantar entre amigos e a noite garante muitas surpresas, segredos e emoções nesta comédia de Jeff Gould, traduzida e dirigida por Isser Korik A versão brasileira da comédia “Jogo Aberto” (It’s Just Sex) tem no elenco os atores Ricardo Tozzi, Natallia Rodrigues, Tania Khalill, Alex Gruli, Pedro Henrique Moutinho e Guta Ruiz. Na trama, o que começa como um simples encontro entre amigos, logo se transforma num perigoso jogo de sedução, em que os personagens confessam intimidades e acabam vivendo experiências que vão afetar a ‘estabilidade’ dos casais. Num “Jogo da Verdade Alcoólico”, eles confessam desejos e sentimentos íntimos e acabam discutindo sobre valores como honestidade e monogamia. O resultado tem efeito cômico, romântico e ao mesmo tempo provocativo.

Classificação: 14 anos
Gênero: Comédia
Duração: 90 min.

Data: 27 de maio, sexta, às 21h30
Data: 28 de maio, sábado, às 20h 
Data: 28 de maio, sábado, às 22h 
Data: 29 de maio domingo, às 20h 

Local: Teatro Folha – Pequeno Auditório
Endereço: Avenida Higienópolis, 618, Shopping Pátio Higienópolis – Piso 2 – Higienópolis
Realização: Conteúdo Teatral
Obs.: 02 ingressos por inscrito

A MERDA (LA MERDA) De Cristian Ceresoli
(ultimas sessões)

Christiane Tricerri, que dirigiu e protagoniza o espetáculo solo, volta aos palcos com A Merda (La Merda) de Cristian Ceresoli, uma obra arrebatadora e poética, do multipremiado autor, encenada pela primeira vez no Brasil.
Arrebatada por seu fluxo de consciência, uma mulher luta com obstinação, coragem e resistência, se manifestando em sua bulímica e revoltada confidência pública, para abrir seu próprio espaço como celebridade. Sentada como um animal, em um pedestal circense, nua sob os holofotes, com sua voz amplificada por um microfone, a fêmea protagonista avança com ferocidade brutal e fúria assassina rumo ao;mundo que conta;, disposta a tudo para alcançar seu objetivo de chegar lá e acontecer.
É um texto feroz, impactante, cru, de humanidade e poesia à flor da carne conta Christiane Tricerri, que também assina a direção do solo.
La Merda de Cristian Ceresoli foi produzido pela primeira vez para os palcos, estrelado por Silvia Gallerano, por Frida Kahlo Productions, Richard Jordan Productions e Produzioni Fuorivia em associação com Summerhall. A produção posteriormente fez uma extensiva turnê em todo mundo, incluindo temporadas no Soho Theatre (Londres), Maxim Gorki Theater (Berlim), Adelaide Festival (Adelaide) e Festival de Otoño (Madrid). A original multipremiada produção continua a excursionar internacionalmente.
Em magnifica atuação, de alta carga emocional, Christiane Tricerri faz de seu trabalho.
um ato de revolta e liberdade.;Um grande, brilhante, momento de Christiane Tricerri – Jefferson Del Rios / Estadão
“Christiane Tricerri é uma artista inquieta. (…) Logo, o monólogo tragicômico A Merda (La Merda) escrita pelo italiano Cristian Ceresoli, dialoga coerentemente com sua necessidade de expressão – ainda mais nos dias atuais” – Dirceu Alves Jr. / Veja SP
“Capaz de você sair do teatro de pernas bambas, como quem desce da montanha-russa mais radical do parque da Universal, de Orlando. Tricerri está ainda mais vigorosa e peituda do que de costume.” – Barbara Gancia / Folha

Duração: 60 minutos
Censura: 18 anos (NUDEZ TOTAL)

Data: 28 de maio, sábado, às 22h
Data: 29 de maio, domingo, às 20h 

Local: Espaço Parlapatões
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Obs.: 02 ingressos por inscrito


“Série Pianíssimo – Um panorama do repertório pianístico”

O Teatro J. Safra abre novas vertentes e amplia sua programação incluindo, a partir de maio, Concertos de Música Clássica que irão privilegiar novos talentos brasileiros, trazendo para o bairro da Barra Funda nova opção de lazer cultural aos domingos no fim da manhã. A programação será temática abordando vários períodos da história da música através de recitais e concertos camerísticos.
A primeira série que se realizará em maio e junho apresentará uma antologia da história do piano apresentando obras das mais significativas da literatura pianística.
Foram selecionados jovens pianistas premiados e já com carreiras promissoras, garantindo a qualidade artística dos concertos.
O Teatro J. Safra entendeu a necessidade de abrir espaços para estes jovens de grande talento incentivando suas carreiras e ao mesmo tempo criando um novo local na cidade, fora do circuito tradicional de concertos em São Paulo visando a formação de novas plateias para a música clássica.
Recital Chopin com o pianista Patrick Rodrigues
Noturno op. 55 nº 2, Scherzo nº 1, 24 Prelúdios op. 28
Data: 29 de maio, domingo, às 12H00
Local: Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 – Parque Industrial Tomas Edson, São Paulo – SP.
Empresa Parceira: Manhas & Manias Produções Culturais
Obs.: 03 ingressos por inscrito.

RAPUNZEL

Seguindo a proposta de adaptar clássicos da literatura infantil para o teatro, a premiada Cia. Le Plat du Jour, de Alexandra Golik e Carla Candiotto, marca registrada de alta qualidade em teatro para crianças, estreia sua nova criação. Depois de Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, João e Maria, Peter Pan & Wendy, Pinóquio e Alice no País das Maravilhas (2009), o novo espetáculo traz no elenco Adriana Telg e Natália Presser (Rapunzel) e Ziza Brisola e Veridiana Toledo (Príncipe, Bruxa Malvada).
O cantor e compositor Toquinho criou temas musicais para três personagens – a Mãe, Rapunzel e o Príncipe (esta será ouvida na voz de seu autor). Tem cenário e figurino de Marco Lima, iluminação de Wagner Freire e coreografia das próprias atrizes. A peça é uma adaptação do clássico homônimo dos irmãos Grimm, e foi montado no estilo que consagrou a companhia: a mescla entre teatro e brincadeira que só a Le Plat du Jour sabe fazer. Rapunzel, da Cia Le Plat du Jour, acontece em uma casinha de fundo de quintal, sobre uma árvore. Direção, texto e adaptação: Alexandra Golik e Carla Candiotto.
Classificação: Livre
Gênero: Infantil
Duração: 55 minutos
Data: 28 de maio, domingo, às 16H00
Data: 29 de maio, domingo, às 16H00
Local: Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 – Parque Industrial Tomas Edson, São Paulo – SP.
Empresa Parceira: Manhas & Manias Produções Culturais
Obs.: 03 ingressos por inscrito.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211