Notícias

SME realiza I Fórum “A América Latina no Currículo: vivenciando a Cultura e refletindo sobre a prática pedagógica”

Atividade aconteceu na EMEF Infante Dom Henrique e faz parte da I Mostra Cultural Brasil Latino

Publicado em: 25/05/2016 16h58 | Atualizado em: 30/11/2020
america_latina_curriculo_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Educação Étnico-racial realizou, no último dia 21 de maio, o I Fórum “A América Latina no Currículo: vivenciando a Cultura e refletindo sobre a prática pedagógica”. A iniciativa faz da “I Mostra Cultural Brasil Latino: revelando a América Latina para a Educação Paulistana”.

O local escolhido para receber a iniciativa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Infante Dom Henrique, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha. A unidade tem muitos alunos imigrantes matriculados e desenvolve um trabalho pedagógico que valoriza a diversidade que já lhe rendeu o segundo lugar no Prêmio de Educação em Direitos Humanos. Um exemplo são as placas de comunicação da escola, que são em quatro línguas: português, espanhol, inglês e árabe.

O Fórum “A América Latina no Currículo” reuniu educadores de diversas regiões da cidade se reuniram na unidade para discutir sobre a América Latina. A abertura ficou a cargo do Professor Fernando Almeida, Assessor de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ele destacou a importância de se tratar o currículo escolar como um mecanismo de sistematização do mundo

Após sua fala, os profissionais de educação presentes seguiram para as oficinas de audiovisual, literatura e música oferecidas pelo Fórum e puderam, por meio dessas linguagens, conhecer e vivenciar a produção cultural latino-americana.

america_latina_curriculo_2_740_x_430.jpg

Atualmente, 78% dos 4.067 imigrantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de São Paulo são de origem latino-americana. “Esses dados demonstram a relevância de ações pedagógicas orientadas para a discussão e compreensão dos processos históricos e sociais da América Latina” afirma Adriana de Carvalho Alves, do Núcleo de Educação Étnico-racial.

I Mostra Cultural Brasil Latino – realizado entre os dias 10 e 31 de maio de 2016, em 11 Centros Educacionais Unificados e unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, a Mostra tem como objetivo central propiciar que educadores, educandos e comunidade escolar, tenham acesso à Cultura Latino-americana. Na programação, além das apresentações de grupos musicais, acontecerão atividades de formação continuada. O evento foi organizado por meio da parceria entre a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e Educação Integral (COCEU) e Núcleo de Educação Étnico-racial.

Veja a programação e saiba mais sobre o I Mostra Cultural Brasil Latino: revelando a América Latina para a Educação Paulistana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Reunião de Planejamento 2022.

Gestores das 13 DREs participam de reunião de planejamento na SME

Publicado em: 26/01/2022 1h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

1 2 3 1.212