Notícias

SME realiza I Fórum “A América Latina no Currículo: vivenciando a Cultura e refletindo sobre a prática pedagógica”

Atividade aconteceu na EMEF Infante Dom Henrique e faz parte da I Mostra Cultural Brasil Latino

Publicado em: 25/05/2016 16h58 | Atualizado em: 30/11/2020
america_latina_curriculo_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Educação Étnico-racial realizou, no último dia 21 de maio, o I Fórum “A América Latina no Currículo: vivenciando a Cultura e refletindo sobre a prática pedagógica”. A iniciativa faz da “I Mostra Cultural Brasil Latino: revelando a América Latina para a Educação Paulistana”.

O local escolhido para receber a iniciativa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Infante Dom Henrique, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha. A unidade tem muitos alunos imigrantes matriculados e desenvolve um trabalho pedagógico que valoriza a diversidade que já lhe rendeu o segundo lugar no Prêmio de Educação em Direitos Humanos. Um exemplo são as placas de comunicação da escola, que são em quatro línguas: português, espanhol, inglês e árabe.

O Fórum “A América Latina no Currículo” reuniu educadores de diversas regiões da cidade se reuniram na unidade para discutir sobre a América Latina. A abertura ficou a cargo do Professor Fernando Almeida, Assessor de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ele destacou a importância de se tratar o currículo escolar como um mecanismo de sistematização do mundo

Após sua fala, os profissionais de educação presentes seguiram para as oficinas de audiovisual, literatura e música oferecidas pelo Fórum e puderam, por meio dessas linguagens, conhecer e vivenciar a produção cultural latino-americana.

america_latina_curriculo_2_740_x_430.jpg

Atualmente, 78% dos 4.067 imigrantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de São Paulo são de origem latino-americana. “Esses dados demonstram a relevância de ações pedagógicas orientadas para a discussão e compreensão dos processos históricos e sociais da América Latina” afirma Adriana de Carvalho Alves, do Núcleo de Educação Étnico-racial.

I Mostra Cultural Brasil Latino – realizado entre os dias 10 e 31 de maio de 2016, em 11 Centros Educacionais Unificados e unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, a Mostra tem como objetivo central propiciar que educadores, educandos e comunidade escolar, tenham acesso à Cultura Latino-americana. Na programação, além das apresentações de grupos musicais, acontecerão atividades de formação continuada. O evento foi organizado por meio da parceria entre a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e Educação Integral (COCEU) e Núcleo de Educação Étnico-racial.

Veja a programação e saiba mais sobre o I Mostra Cultural Brasil Latino: revelando a América Latina para a Educação Paulistana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302