Notícias

Coleção Priorização Curricular é disponibilizada aos educadores

Materiais subsidiam os docentes para garantir aprendizagens essenciais aos estudantes que cursam o Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Paulo

Publicado em: 08/02/2021 17h55 | Atualizado em: 04/05/2021
detalhe de mão infantil escrevendo com lápis sobre uma mesa

Em função do atual contexto mundial, decorrente da Pandemia da COVID–19, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria Pedagógica, elaborou um material para subsidiar os educadores na retomada às aulas. O Priorização Curricular é uma coleção com 12 volumes que compõem parte do plano de retorno às aulas com o intuito de garantir aprendizagens essenciais aos estudantes que cursam o Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Paulo.

O documento Priorização Curricular indica alguns objetos do conhecimento e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (OAD) que precisam ser mais atentamente observados no planejamento/replanejamento docente, principalmente considerando este período de distanciamento e seus possíveis prejuízos para aprendizagem dos estudantes.

É importante ressaltar que não se trata de um novo Currículo da Cidade, e nem se norteia pela ideia de um currículo mínimo, mas a partir da necessidade de ressignificação do Currículo da Cidade, numa estratégia de implementação curricular em tempos difíceis.

Construído a partir de uma consulta à rede, trata-se de uma ação conjunta com vários setores de representação que compuseram os Grupos de Trabalho (GT) e envolveram os profissionais da educação (professores e supervisores escolares) das 13 regiões da cidade. Os profissionais propuseram-se a pensar, discutir e problematizar acerca dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do Currículo da Cidade de cada componente, os quais foram tomados como imprescindíveis no processo de ensino e aprendizagem.

A Priorização Curricular tem a intenção de contribuir no trabalho pedagógico dos professores a fim de que possam adequar o Currículo da Cidade aos diversos contextos de atuação e dos estudantes, tendo como base os princípios do Currículo da Cidade (Equidade, Educação Inclusiva e Educação Integral), a organização da rede em Ciclos de Aprendizagem, a interdisciplinaridade e intradisciplinaridade, além de relevância, pertinência, integração e viabilidade dos objetos de conhecimento.

A coleção é formada por 12 volumes – Língua Portuguesa, Língua Portuguesa para Surdos, Língua Inglesa, Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte, Libras, além do destinado à Educação de Jovens e Adultos e, também, mais especificamente, para os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

Acesse todos os documentos que compõem o Currículo da Cidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra uma menina em uma sala de aula com a parede amarela ao fundo. Ela usa uma máscara azul, camiseta branca com a logomarca da Prefeitura de São Paulo. Está olhando e sorrindo para a câmera.

Período de rematrícula para estudantes da Rede Municipal de SP está aberto

Publicado em: 11/11/2022 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner da FeirÁfrica

DRE Campo Limpo promove a FeirÁfrica 2022 em oito CEUs 

Publicado em: 11/11/2022 2h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de três jovens, uma delas é cadeirante. Elas estão apreciando uma exposição com livros dentro de malas e imagens expostas nas paredes.

SME abre inscrições para Agente de Recreação Inclusivo para atuar no Recreio nas Férias

Publicado em: 11/11/2022 12h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de palestrantes na COP 27, no Egito
fotografia de crianças brincando com pedrinhas no chão

SME e Museu de Arte Moderna promovem jornada poética para educadores da Educação Infantil 

Publicado em: 10/11/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 168 169 170 171 172 1.465