Notícias
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Evento reuniu profissionais das 13 Diretorias Regionais de Educação em debates sobre literatura, mediação leitora e práticas de formação de leitores nos territórios educativos.
Publicado em: 17/06/2026 16h32 | Atualizado em: 17/06/2026
A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta terça-feira (16), o seminário “Leitura Viva: formar leitores, transformar territórios”, voltado a formadores das Salas e Espaços de Leitura e Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL). O evento reuniu educadores das 13 Diretorias Regionais de Educação em um dia dedicado ao fortalecimento das políticas públicas de leitura, com mesas temáticas que promoveram o diálogo entre escritores, especialistas e professores da Rede Municipal de Ensino.
A programação contou com quatro mesas temáticas. A primeira, “Histórias que atravessam: temas fraturantes na Sala de Leitura”, reuniu os autores Odilon Moraes, Carolina Moryra e Márcia Leite, com mediação da professora Beth Cardoso. Em seguida, a mesa “Caminhos da leitura em HQ: do gibi à graphic novel” trouxe reflexões de Helô D’Ângelo e Karoline Britto, com mediação do POSL Jean Richard.
No período da tarde, a mesa “A importância da linguagem da dramaturgia na formação de leitores” contou com a participação de Luciano Gentile e Roberto Carlos Moretto, mediada pela POSL Taís Freitas de Souza. Encerrando a programação, a cantora, compositora e escritora Fernanda Takai participou da mesa “Da composição à mediação literária: um percurso de autoria”, com mediação de Diana Navas.
Para a escritora e cantora Fernanda Takai, o evento representou uma oportunidade de dialogar com educadores e incentivar a formação de leitores. “Eu admiro muito quem tem como responsabilidade formar os jovens e abrir o mundo das letras para quem não teve essa oportunidade”, afirmou.
Já para Luciene Cioffi, responsável pelo Núcleo Sala e Espaço de Leitura (SAEL) da SME, o encontro reafirma o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a formação de leitores. “O seminário fortalece o diálogo entre educadores e amplia as possibilidades de atuação das Salas e Espaços de Leitura nos territórios educativos”, destacou.
Academia Estudantil de Letras (AEL)
A Academia Estudantil de Letras (AEL) é um projeto que promove o protagonismo estudantil por meio da literatura. Inspirada nas academias de letras, a iniciativa convida os estudantes a escolherem autores para representar, aprofundarem seus conhecimentos sobre a vida e a obra desses escritores e compartilharem suas descobertas com a comunidade escolar.
Por meio de pesquisas, seminários, mediações de leitura e atividades artísticas e culturais, os participantes ampliam seu repertório literário, desenvolvem autonomia e fortalecem sua relação com os livros e a produção cultural. Presente em unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, a AEL integra as ações voltadas à formação de leitores e à valorização da literatura como instrumento de desenvolvimento integral dos estudantes.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais realizam programações do Curso Normal entre outubro e dezembro
Secretaria Municipal de Educação
Documentário celebra 70 anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal
Bom de Prova
Estudantes ajudam a fortalecer a aprendizagem na Rede Municipal de Ensino ao participar das avaliações
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Estudantes aprendem sobre educação alimentar na EMEF Professor Josué de Castro
Bom de Prova
SME promove aulão de Educomunicação para campanhas Bom de Prova
Secretaria Municipal de Educação
SME reforça importância da ética no serviço público
Relacionadas
Escolas municipais realizam programações do Curso Normal entre outubro e dezembro
Publicado em: 16/10/2026 3h41 - em Secretaria Municipal de Educação
Documentário celebra 70 anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal
Publicado em: 15/10/2026 12h27 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes ajudam a fortalecer a aprendizagem na Rede Municipal de Ensino ao participar das avaliações
Publicado em: 15/10/2026 9h10 - em Bom de Prova
Estudantes aprendem sobre educação alimentar na EMEF Professor Josué de Castro
Publicado em: 13/10/2026 10h04 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
SME promove aulão de Educomunicação para campanhas Bom de Prova
Publicado em: 09/10/2026 4h00 - em Bom de Prova