Notícias
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Estudantes do 9° ano e professor de história da EMEF Domingos Rubino montam mural com a temática "Empatia: O Riso e o Prazer de Humilhar o Outro"
Publicado em: 19/06/2026 9h26 | Atualizado em: 23/06/2026 
Na EMEF Domingos Rubino, da DRE São Mateus, um mural foi montado pelos estudantes do 9° ano com o professor de História André Trevisan sobre micro violências reproduzidas no cotidiano. A ideia do projeto surgiu depois de explicações sobre a Primeira Guerra Mundial. A violência e as perspectivas históricas fizeram com que conflitos menores entre alunos na sala de aula viessem à tona. A partir disso, o professor propôs uma atividade escrita sobre as pequenas agressões do dia a dia. O movimento foi feito para trabalhar ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo.
Após a redação, os alunos debateram assuntos como o mal banal e o mal radical, citando o conceito de “Banalidade do Mal”, da filósofa Hannah Arendt, como base de estudo. O professor destacou algumas avaliações e frases de cada estudante, e sugeriu montar o mural “Empatia: O Riso e o Prazer de Humilhar o Outro”, que traz frases produzidas pelos próprios alunos, além de conter curiosidades sobre a vida e a obra de Hannah Arendt.
“Por meio da filosofia, da reflexão e da construção coletiva, promovemos o pensamento crítico, a consciência social e a sensibilidade diante das relações humanas”, relata o professor André.
A atividade também refletiu sobre a forma como as pessoas enxergam o sofrimento do outro e o impacto das imagens, do julgamento e da humilhação na vida das pessoas, fazendo pensar sobre como atitudes cruéis podem se tornar comuns quando deixam de ser questionadas pela sociedade.
Mediação de Conflitos na rede municipal
A Comissão de Mediação de Conflitos atua na promoção de ações voltadas ao fortalecimento da Cultura de Paz, da prevenção às violências e da convivência escolar, buscando garantir um ambiente educacional mais acolhedor, democrático e seguro. Em articulação com diversos setores da Secretaria Municipal de Educação e instituições parceiras, desenvolve políticas integradas orientadas pela perspectiva dos Direitos Humanos, com foco na garantia do processo de aprendizagem para todos. A temática da Educação em Direitos Humanos, Convivência e Mediação de Conflitos integra os eixos pedagógicos da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), vinculada à Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME faz nova convocação para escolha de vagas de Professores de Educação Infantil e Auxiliares Técnicos de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos
Diretoria Regional de Educação Butantã
Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Programa EntreNós fortalece formação de Auxiliares Técnicos de Educação na DRE Pirituba/Jaraguá
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias começa nesta segunda-feira (13) com programação em 133 polos espalhados na capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Programa EntreNós fortalece planejamento da SME para ampliar a convivência ética nas escolas
Relacionadas
SME faz nova convocação para escolha de vagas de Professores de Educação Infantil e Auxiliares Técnicos de Educação
Publicado em: 14/07/2026 6h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos
Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026
Publicado em: 14/07/2026 2h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Programa EntreNós fortalece formação de Auxiliares Técnicos de Educação na DRE Pirituba/Jaraguá
Publicado em: 14/07/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Recreio nas Férias começa nesta segunda-feira (13) com programação em 133 polos espalhados na capital paulista
Publicado em: 13/07/2026 6h18 - em Secretaria Municipal de Educação