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Mais de 60% dos profissionais da Educação Municipal têm formação em pedagogia
São 50.440 pedagogas e pedagogos atuando como auxiliares técnicos de educação, professores e gestores
Publicado em: 20/05/2021 15h19 | Atualizado em: 20/05/2021Uma das profissões de maior importância para a sociedade é a de Pedagogo e, no Brasil, o dia 20 de maio é reservado para homenagear esse profissional. São as pedagogas e pedagogos que atuam na formação educacional de bebês e crianças desde os primeiros anos da infância e planejam, executam e coordenam ações na área de educação. Em nossa rede dos cerca de 80 mil educadores, 50.440 cursaram Pedagogia, entre Auxiliares Técnicos de Educação, professores e gestores. O número equivale a 61.3% do quadro de trabalhadores da educação municipal. Entre os professores e professoras, a marca chega a 70.9%.
Para homenagear profissionais com esta formação, na data de hoje destacamos Paula Angélica Prado, pedagoga e também formada em artes visuais. Desde 2010, é educadora da Rede Municipal de Ensino. Já atuou como professora em escola de educação infantil, como Coordenadora Pedagógica e, atualmente, acumula duas funções. Em um cargo é diretora de escola na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Tito Lívio Ferreira e, no outro, atua como alfabetizadora de turmas de Educação de Jovens e Adultos na EMEF Zilka Salaberry de Carvalho.
Desde que iniciou na educação não parou de buscar conhecimento e atualização profissional. Seu currículo carrega os títulos de especialista em Psicopedagogia, Educação Infantil, Gestão Escolar, Educação Sexual e Educação Especial.
Mulher negra, gestora e professora de escolas periféricas, sabe a responsabilidade que carrega. Para ela, é por meio da busca constante por formação e do diálogo com estudantes e comunidades escolares que seu trabalho se constitui. “Percebo, 40 anos vivendo com essa pele (preta) a qual me orgulho muito e que levo para todos os lugares, que tenho que impor a minha presença. Não sei se tenho o perfil que se espera, mas garanto que formação e disponibilidade para construir um trabalho em busca da equidade e da democracia não me falta”, se orgulha.
Paula conta que a temática do empoderamento feminino é uma constante em seu trabalho como professora na Educação de Jovens e Adultos, pois sabe quantas barreiras são rompidas para que, sobretudo, as mulheres tomem a iniciativa de fazer a matrícula. “Sair de casa à noite e distanciar-se da família e do esposo para estudar é sempre uma atitude que exige muita força da mulher, devido à cultura machista que ainda está impregnada na sociedade. Acredito que seja um dever tratar diariamente de temas que as façam se sentirem mais seguras e certas de que estão no caminho certo”, conta a professora.
Como diretora, procura não navegar pelo senso comum – conhece as famílias, a comunidade e busca a participação ativa de todos por meio de uma escola democrática. “Sei o que sou, quem sou e o que tenho. Sei o que não quero ser como diretora”. A educadora conta que procura ser transparente sempre e participar de todas as reuniões com as famílias e educadores. “Quero que a minha escola não seja enxergada como um prédio, uma estrutura fria. Ela é constituída por pessoas que trabalham para outras pessoas. O que me motiva é que sei que não estou sozinha e que todos são fundamentais. Procuro sempre estar preparada para as adversidades, pois para uma mulher preta a carga é sempre mais pesada”, enfatiza.
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