Notícias
Estudantes da EJA transformam paredes da escola em telas com grafites
Ação aconteceu na EMEF Hipólito José da Costa com 250 estudantes da EJA
Publicado em: 23/04/2019 15h59 | Atualizado em: 30/11/2020Cerca de 250 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa, registraram mensagens em forma de desenhos em paredes da escola. A ação iniciada em 2017 pelo Professor de Arte Rodrigo Pignatari teve por objetivo ocupar outros espaços da escola para que os estudantes pudessem vivenciar a experiência de grafitar e pensar o desenho como ferramenta de expressão do simbólico na arte.
No início do trabalho, o Professor lançou a seguinte pergunta aos estudantes: O que você deixaria registrado em um muro para a humanidade? A primeira etapa trouxe o entendimento sobre o contexto da comunicação do desenho por meio da Arte na história da humanidade, como resultado, os estudantes fizeram uma linha do tempo com as pinturas rupestres da Serra da Capivara, murais egípcios, muralismo mexicano e o grafite.
Em seguida, os estudantes entregaram as atividades e decidiram com o professor onde seria feito o recorte no desenho, no formato do stencil (máscara). Com o desenho vazado (recortado), o stencil já estava pronto para ser utilizado na parede da escola. O espaço foi pensado nas aulas de modo que todos tivessem um espaço para fazer o seu grafite. A ação final aconteceu no mural do corredor de entrada e saída dos estudantes.
A prática do grafite foi realizada em abril de 2019, no muro da escola, e gerou um momento de emoção e alegria aos estudantes, revela o Professor Rodrigo. “Ao ver os estudantes grafitando no muro suas marcas, histórias, vozes e visões de mundo, percebi o quanto eles se sentiram protagonistas”, observou.
Para a estudante Miriã Vitória, esta ação foi interessante porque nas escolas onde estudou não teve a possibilidade de vivenciar esta experiência. “Foi interessante deixar marcas no muro do que era importante pra gente e para as pessoas verem, ainda mais pelo significado de cada grafite”, argumentou Miriã.
O estudante Kevem Fonseca comentou sobre a iniciativa. “Como é o nosso último ano na escola, é bom deixar uma marca, porém, é difícil escolher o que deixar, já que ficará exposto para crianças do período da manhã e da tarde”, falou Kevem.
A aluna Marione Campos, de 58 anos, também participou das atividades do projeto e expôs a sua opinião, “Achei maravilhoso o desenho que a gente grafitou no muro, foi a primeira vez que eu fiz algo desse tipo na escola”, finalizou Marione.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo receberam ações para promoção da saúde bucal
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cachoeirinha
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú
Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre Prefeitura de São Paulo e SESI vai atender cerca de 10 mil crianças e jovens com atividades de esporte e danças
Relacionadas
Alunos da EMEF Sud Mennucci participam de edição especial do ECA
Publicado em: 01/06/2016 5h38 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições, compatibilização, matrícula e rematrícula para a Educação de Jovens e Adultos
Publicado em: 01/06/2016 4h13 - em Educação de Jovens e Adultos
Currículo integrador para a garantia dos direitos da infância paulistana
Publicado em: 01/06/2016 9h54 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Biblioteca CEU Três Lagos no País das Maravilhas
Publicado em: 01/06/2016 8h50 - em CEU e COCEU
Novo CEI na Vila Brasilina
Publicado em: 01/06/2016 8h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga