Notícias
Crianças aprendem mais sobre cultura indígena com brinquedos recicláveis e grafismos
Atividades ocorrem na EMEI Guilherme Rudge; estudantes também assistiram vídeos e ouviram canções ligadas aos povos originários
Publicado em: 23/06/2022 13h09 | Atualizado em: 23/06/2022Crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guilherme Rudge, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, estão participando de uma série de atividades para aprender mais sobre a cultura indígena.
Dentre as ações propostas pela professora Ednéia Letícia Marguti estão a produção de instrumentos musicais com materiais recicláveis inspirados nos utilizados pelos povos originários, e a pintura de grafismos indígenas nos braços dos amigos.
O projeto ainda está em andamento. A educadora pretende aplicar uma atividade em que as crianças produzam uma peça de argila, imitando o trabalho dos indígenas com a cerâmica.
A ideia das ações surgiu a partir do tema “O estudo e o registro das experiências migratórias que habitam nosso território escolar: por meio do brincar, da arte e da cultura com interação e acolhimento inclusivo” que foi proposto pelo Projeto Especial de Ação (PEA). Inicialmente a professora apresentou um vídeo sobre um poema indígena “A pescaria do curumim” e a música “Paxuá e Paramim”, de Carlinhos Brown. Os alunos puderam observar no clipe a letra da música, imagens da floresta, vestimentas indígenas e os sons dos instrumentos que mais se destacavam.
Esta introdução despertou curiosidade nas crianças sobre a cultura indígena, principalmente as músicas e danças. Elas assistiram aos vídeos, ouviram canções e puderam brincar na escola com os instrumentos maracá, kabuletê e chocalho indígena. A professora, então, propôs que cada um fizesse o seu com materiais recicláveis, ela fez um de exemplo e disponibilizou todos os materiais para que eles escolhessem qual dos instrumentos iriam reproduzir.
“Cada criança pega o material que vai precisar e eu auxilio aqueles que me procuram, deixando-os livres para criarem. Eles se divertem muito e ficam super concentrados, cada um tentando fazer o seu melhor. Teve crianças que seguiram meu exemplo, outras adaptaram o instrumento como conseguiram fazer”, disse a professora Ednéia Letícia Marguti. Ela também disponibilizou grãos de feijão e arroz para os estudantes colocarem dentro das maracás.
O projeto está sendo construído em etapas que saem um pouco do convencional, um dos pontos destacados pela educadora que facilitou a ampliação do conhecimento dos povos indígenas foi a internet, utilizada para a apresentação dos vídeos de brincadeiras, danças e músicas culturais indígenas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio
Secretaria Municipal de Educação
Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Memórias Literárias "O Livro da Vida" será lançado no CEU Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos
Secretaria Municipal de Educação
Mostra de Cinema na EMEF Hipólito José da Costa inicia nesta quinta-feira (2)
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratações temporárias da edição de julho do Recreio nas Férias
Relacionadas
Plateia SME cortesias para Macbeth, Sereia portuguesa, Amor sob suspeita e Mudança de hábito
Publicado em: 04/03/2016 11h16 - em CEU e COCEU
Plateia SME cortesias para Shows da Fabiana Cozza, do sambista Nei Lopes, peças Pulsões, O Semeador, A Reação e outros
Publicado em: 04/03/2016 11h16 - em CEU e COCEU
Plateia SME – Sereia Portuguesa, Amor Sob Suspeita, Antes Tarde Do Que Nunca e Sou Toda Coração
Publicado em: 04/03/2016 11h12 - em CEU e COCEU
Plateia SME – O Semeador, Eu e Ela, O Primeiro Musical – A Gente Nunca Esquece e mais
Publicado em: 04/03/2016 11h12 - em CEU e COCEU
Plateia SME, cortesias para Teatro de sombras “De Íris Ao Arco Íris”, Musicais “Mudança De Hábito”e “Antes Tarde Do Que Nunca”, entre outros
Publicado em: 04/03/2016 11h11 - em CEU e COCEU