Notícias

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Documento conta com propostas de atividades para o Ensino Fundamental

Publicado em: 06/05/2024 17h32 | Atualizado em: 06/05/2024

Cei Elza Soares

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou o documento “Educação Matemática em Foco” para o mês de maio. A iniciativa tem como objetivo a ampliação dos processos de aprendizagem da disciplina no Ensino Fundamental por meio de reflexões, atividades e processos formativos. 

O documento foi desenvolvido pela Coordenadoria Pedagógica (COPED), por meio da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), e enviado para as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), que encaminharam para as escolas das respectivas regiões. O objetivo é propor uma série de práticas pedagógicas para os professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) com abordagens desafiadoras, lúdicas e engajadoras. 

O documento reconhece o papel fundamental da Matemática no desenvolvimento e uma visão crítica dos estudantes e coloca a participação dos professores e gestores como algo fundamental para ressignificar conhecimentos e construir novas aprendizagens. 

As atividades propostas incluem formas inovadoras para a utilização dos Kits Pedagógicos enviados para as escolas, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico e utilização de conceitos e procedimentos matemáticos. Outras temáticas também foram abordadas, como Educação Financeira, utilização da Plataforma Aprender Matemática – PAM e indicação de leituras em parceria com os Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL). 

A escolha do mês de maio se deve ao Dia Nacional da Matemática, comemorado no dia 6 de maio em homenagem ao autor Júlio Cézar de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan, considerado um dos nomes mais importantes no ensino de matemática no Brasil.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460