Notícias

Divulgue experiências pedagógicas inclusivas no Portal da SME!

Unidades Educacionais são convidadas a encaminharem relatos de práticas e material audiovisual

Publicado em: 10/09/2018 11h46 | Atualizado em: 30/11/2020

DivulgacaoEducacaoEspecial_740x430.jpg

O mês de setembro é marcado por movimentos, ações e reflexões em prol dos direitos das pessoas com deficiências, como os assinalados pelos dias 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo.

Com referência nessas datas, a Divisão de Educação Especial (DIEE) da Secretaria Municipal de Educação convida as unidades educacionais da rede municipal de ensino a enviarem relatos das experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas tanto neste mês de setembro como em outras datas.

Para participar, é necessário encaminhar material composto pela programação do evento e/ou relato da prática e até três imagens que representem o trabalho e/ou vídeo de até dois minutos de duração para o e-mail coped.diee2018@gmail.com. É necessário que os estudantes retratados tenham autorização para uso de imagem registrada na unidade educacional.

Educação Inclusiva

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo tem como diretrizes da sua política educacional a educação inclusiva, a equidade e a educação integral. Reconhece a aprendizagem, a convivência social, a dignidade, o respeito e a valorização da diversidade e da diferença como direito humano fundamental.

Atualmente, são mais de 17 mil educandos matriculados nas escolas regulares e 1 mil nas EMEBS e Escolas Polo Bilíngue.

Saiba mais em portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Educacao-Especial


Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – 21 de setembro

A data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Dia Nacional dos Surdos – 26 de setembro

A data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 2008, a escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Menina está segurando uma placa onde está escrito

Secretaria Municipal de Educação oferece cursos de idiomas para alunos da rede

Publicado em: 11/01/2024 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração abstrata com o um balão escrito Telecentro

Telecentros dos CEUs oferecem curso de digitação

Publicado em: 10/01/2024 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Logo curso Supervisão Escolar construindo caminho em rede

Supervisores ingressantes participarão de formação inicial em 2024

Publicado em: 09/01/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do parque da EMEI Mário de Andrade com tobogã colorido.

Prefeito Ricardo Nunes visita EMEI Mário de Andrade

Publicado em: 08/01/2024 7h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças na piscina com boias de unicórnio.

43ª edição do Recreio nas Férias começa nesta segunda-feira

Publicado em: 08/01/2024 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação

1 256 257 258 259 260 1.674