Notícias

Divulgue experiências pedagógicas inclusivas no Portal da SME!

Unidades Educacionais são convidadas a encaminharem relatos de práticas e material audiovisual

Publicado em: 10/09/2018 11h46 | Atualizado em: 30/11/2020

DivulgacaoEducacaoEspecial_740x430.jpg

O mês de setembro é marcado por movimentos, ações e reflexões em prol dos direitos das pessoas com deficiências, como os assinalados pelos dias 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo.

Com referência nessas datas, a Divisão de Educação Especial (DIEE) da Secretaria Municipal de Educação convida as unidades educacionais da rede municipal de ensino a enviarem relatos das experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas tanto neste mês de setembro como em outras datas.

Para participar, é necessário encaminhar material composto pela programação do evento e/ou relato da prática e até três imagens que representem o trabalho e/ou vídeo de até dois minutos de duração para o e-mail coped.diee2018@gmail.com. É necessário que os estudantes retratados tenham autorização para uso de imagem registrada na unidade educacional.

Educação Inclusiva

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo tem como diretrizes da sua política educacional a educação inclusiva, a equidade e a educação integral. Reconhece a aprendizagem, a convivência social, a dignidade, o respeito e a valorização da diversidade e da diferença como direito humano fundamental.

Atualmente, são mais de 17 mil educandos matriculados nas escolas regulares e 1 mil nas EMEBS e Escolas Polo Bilíngue.

Saiba mais em portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Educacao-Especial


Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – 21 de setembro

A data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Dia Nacional dos Surdos – 26 de setembro

A data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 2008, a escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

Prefeitura de SP antecipa convocações de mais de 7 mil professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 19/01/2024 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes manuseando livros de literatura

SME divulga resultado da seleção de prêmio de Leitura literária para a infância

Publicado em: 19/01/2024 12h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Bebeteca

Prefeitura entrega Bebetecas nos CEUs Pinheirinho D’Água e Taipas durante Prefeitura Presente

Publicado em: 19/01/2024 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da fachada do CEI Dionísia

Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil Dionísia Gonçalves Pinto, na região de Pirituba

Publicado em: 18/01/2024 7h15 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia ilustrativa de uma professora em sala de aula
1 254 255 256 257 258 1.674