Prefeitura entrega Bebetecas nos CEUs Pinheirinho D’Água e Taipas durante Prefeitura Presente

Ambientes são destinados especialmente às famílias de crianças de 0 a 3 anos

Publicado em: 19/01/2024 11h45 | Atualizado em: 19/01/2024

Menino brinca em Bebeteca municipal

A prefeitura de São Paulo promoveu nesta quinta (19), na região Pirituba/Taipas, durante o primeiro Prefeitura Presente do ano, a inauguração da Bebeteca do CEU Pinheirinho Luís Gama e o descerramento de placa da Bebeteca do CEU Taipas Professora Maria Beatriz. Os equipamentos ficam dentro das bibliotecas dos respectivos CEUs e são espaços dedicados à primeira infância

“As Bebetecas são super importantes com brinquedos para despertar curiosidade nas crianças que podem fazer diversas atividades”, ressaltou o prefeito Ricardo Nunes.

O secretário de Educação em Exercício, Bruno Lopes,  destacou os benefícios dos equipamentos. “São espaços perfeitos para a primeira infância, de 0 a 3 anos, que contam com um espaço lúdico e seguro, desenhados e projetados para estar nos 12 CEUs da cidade”.

Destinados à primeira infância, os espaços estão situados dentro das bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados. Nelas, os bebês e adultos encontram um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional capacitado para trabalhar no atendimento e a mediação entre os pais, bebês e o equipamento.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento abrangente da criança, englobando as dimensões motora, cognitiva, linguística e socioemocional.

Pensando na expansão do projeto, ainda há outras oito bebetecas em implantação nos CEUs sob gestão da Administração Indireta:  Parque Novo Mundo,  Tremembé, Arthur Alvim, Carrão, Vila Alpina, São Miguel, São Pedro/José Bonifácio e Parque do Carmo.

Em setembro do ano passado, foi inaugurada a primeira Bebeteca localizada no CEU Barro Branco. A ampliação desse serviço continuou em dezembro de 2023, com a abertura da Bebeteca do CEU Freguesia do Ó, sendo o segundo equipamento entregue. As Bebetecas serão implantadas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de forma gradual.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM).

As Bebetecas funcionam todos os dias, sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h. Os espaços estão abertos à população em geral, não somente aos alunos dos CEUs.