Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil Dionísia Gonçalves Pinto, na região de Pirituba

A unidade tem capacidade para atender 200 bebês e crianças e homenageia uma das precursoras na defesa da educação das meninas

Publicado em: 18/01/2024 19h15 | Atualizado em: 18/01/2024
fotografia da fachada do CEI Dionísia

Durante o Prefeitura Presente Pirituba /Jaraguá desta quinta-feira (18), o prefeito Ricardo Nunes fez a entrega do Centro de Educação Infantil (CEI) Dionísia Gonçalves Pinto – Nísia Floresta. A unidade tem capacidade para atender 200 bebês e crianças de 0 a 3 anos e conta com infraestrutura completa de acessibilidade, incluindo elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimão, sinalização braille e playground acessível.

““Este é o quarto ano consecutivo em que a cidade tem vagas para todas as crianças. Mas não é só isso: é vaga com qualidade, com prédios bem-feitos, profissionais qualificados em todas as áreas, a exemplo deste CEI. Cuidar de crianças é muito sensível, a mãe deixa o filhinho dela sob nossa responsabilidade, da Prefeitura. Então é uma tarefa muito importante de todos, da diretora, da coordenadora, professoras, pessoal da limpeza, da cozinha, enfim, todos.  Para isso acontecer, tem todo um grupo coordenado e acompanhado pela Secretaria Municipal da Educação”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Homenagem
O nome do CEI é uma homenagem à educadora, escritora e poetisa Dionísia Gonçalves Pinto, que adotou o pseudônimo de Nísia Floresta. Foi uma das precursoras na defesa das ideias feministas e no direito à educação para meninas e mulheres. É conhecida como a primeira educadora feminista do Brasil.

“Uma boa opção de colocar o nome desta mulher que lá atrás já tinha uma visão com relação à questão do direito das mulheres, da Educação. Então, é muito bacana aqui a Dionísia Gonçalves Pinto, a Nísia Floresta, ser homenageada nesta creche aqui”, disse o prefeito.

Ao longo de sua vida também escreveu 14 obras defendendo os direitos das mulheres, dos povos indígenas e das pessoas escravizadas. Além de publicações em jornais e periódicos da época. A cidade natal de Nísia, no Rio Grande do Norte, teve seu nome mudado em sua homenagem em 1948.

Estrutura

Para o secretário da Educação em Exercício, Bruno Lopes, São Paulo é exemplo na Educação Infantil para o Brasil e para o mundo. “Graças a muito trabalho e muito empenho diário de toda a nossa rede, fazemos o atendimento a 350 mil bebês. Hoje, concretizamos mais uma inauguração, neste espaço tão importante para as nossas crianças”, disse Bruno Lopes.

Moradora de Pirituba, a promotora de vendas Dilma Rodrigues, de 36 anos, e mãe da Jade, que está matriculada na CEI, diz que a estrutura é maravilhosa. “As professoras são um amor, desde a direção, equipe de limpeza, tudo é impecável”

Assim como as últimas unidades entregues, o CEI está equipado com sistemas sustentáveis em suas instalações, com água de reuso e aquecimento solar. O investimento para construção totaliza R$ 4,3 milhões. “A gestão municipal se preocupa em incorporar em suas edificações padrões sustentáveis para a gente conseguir abrigar, de maneira eficiente e adequada, nossas crianças”, reforça o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.

A unidade será administrada pela Associação Beneficente Nosso Sonho. “O CEI Nísia Floresta é um equipamento muito importante para a nossa região. O prédio é maravilhoso para o atendimento às famílias e às crianças”, disse Juliana Luna, presidente da associação mantenedora.

Em todas as creches da Prefeitura de São Paulo, as crianças têm refeições balanceadas e todas as condições que proporcionam o desenvolvimento integral. Em 2023 foram inauguradas 15 unidades de Educação Infantil, sendo 12 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 3 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), localizadas nas regiões de Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Guaianases, São Mateus, Jaçanã/Tremembé e Ipiranga.