SME divulga resultado da seleção de prêmio de Leitura literária para a infância

Professora de EMEI da zona norte conquista 1º lugar e é contemplada com participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália

Publicado em: 19/01/2024 12h13 | Atualizado em: 19/01/2024
fotografia de estudantes manuseando livros de literatura

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo divulgou no Diário Oficial da Cidade, desta sexta (19), o resultado da seleção de três educadores vencedores do prêmio “Leitura literária para a infância: Práticas nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo”. O primeiro lugar foi conquistado pela professora Caroline Gusmão Figueira Santesso, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof Eudóxia de Barros. Entre outras coisas, a profissional foi contemplada com a participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália.

A professora Caroline conquistou a primeira colocação no após desenvolver em sua unidade, situada na Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé, o projeto “A leitura literária cotidiana e os artistas por trás das obras como forma de aproximação do livro”, com crianças de 4 e 5 anos.

O 2º lugar ficou com o Professor Estevão Marcos Firmino, da EMEI Cornélio Pires, da DRE Penha e o 3º lugar foi dado à Natália Tazinazzo Figueira, do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim São Joaquim.

O prêmio “Leitura literária para a infância: Práticas nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo” tem a finalidade de estimular, mobilizar e valorizar a atuação e autoria dos profissionais de Educação, dando visibilidade às práticas pedagógicas que promovem a leitura literária com bebês e crianças e reforcem a importância da experiência com livros desde a primeira infância, bem como aos projetos pedagógicos que valorizam a literatura como experiência estética.

Confira mais detalhes sobre a premiação:

1º lugar – Caroline Gusmão Figueira Santesso

EMEI Prof Eudóxia de Barros

Projeto: A leitura literária cotidiana e os artistas por trás das obras como forma de aproximação do livro.

Premiação: participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha – Itália, participação em minidocumentário na U.E e publicação de artigo na Revista Infâncias e Territórios sobre o projeto.

2º lugar – Estevão Marcos Firmino

EMEI Cornélio Pires.

Projeto: Fora das caixas e armários: literatura em movimento na EMEI

3º lugar – Natália Tazinazzo Figueira

CEI Jd São Joaquim

Projeto Literatura periférica: território de bebês e crianças pequenas

Premiação: publicação de artigo na Revista Infâncias e Territórios sobre o projeto pedagógico, kit de livros publicados e doados pelo Selo Emília & Editora Solisluna e matéria sobre o projeto publicada na Revista Emília.

Confira a publicação no Diário Oficial da Cidade.