Notícias

Prefeito Ricardo Nunes visita EMEI Mário de Andrade

Unidade realizou diversas melhorias por meio de verba recebida do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)

Publicado em: 08/01/2024 19h28 | Atualizado em: 08/01/2024
Fotografia do parque da EMEI Mário de Andrade com tobogã colorido.

O Prefeito Ricardo Nunes, e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, visitaram nesta segunda-feira (8), a EMEI Mário de Andrade, na região de São Mateus. A unidade, que conta hoje com mais de 300 estudantes de 4 e 5 anos, realizou, com verba oriunda do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF), obras e aquisição de materiais que aprimoraram o atendimento dos pequenos na escola.

Em 2023 a unidade foi contemplada com mais de R$289 mil divididos em três parcelas que possibilitaram a readequação do ateliê que é voltado para o desenvolvimento de atividades artísticas com novos mobiliários e materiais. Além da criação de um espaço de contemplação e contato com a natureza que conta com redes, mesas, bancos e casinhas de madeiras. Patinetes, motocas, fantoches e tecidos étnicos-raciais foram alguns dos materiais que também foram adquiridos.

Os espaços voltados para os profissionais também ganharam uma cara nova com a manutenção do piso da sala dos professores e a troca dos móveis da ala administrativa. A proposta é que a utilização dos recursos seja decidida de maneira democrática através do diálogo envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive as famílias.

No último ano, a Secretaria Municipal de Educação alcançou a marca do 90% de aumento no valor do PTRF em relação aos quatro anos anteriores. O investimento totaliza mais de R$560 milhões para a Rede Municipal de Educação (RME). O recurso é destinado para manutenção, pequenos reparos, aquisição de materiais e equipamentos para os projetos das escolas.

O Secretário Fernando Padula destaca que o programa é uma importante maneira de garantir que as escolas tenham autonomia e agilidade para resolver as demandas diárias e propor projetos, saídas pedagógicas e ações de acordo com a necessidade dos alunos e da comunidade escolar. “O PTRF é uma forma de fortalecimento da Rede Municipal de Educação. Por meio dele, de forma ágil e menos burocrática, as unidades educacionais podem fazer as melhorias que desejarem, de acordo com as especificidades e necessidades de cada escola”.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.672