Prefeito Ricardo Nunes visita EMEI Mário de Andrade

Unidade realizou diversas melhorias por meio de verba recebida do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)

Publicado em: 08/01/2024 19h28 | Atualizado em: 08/01/2024
Fotografia do parque da EMEI Mário de Andrade com tobogã colorido.

O Prefeito Ricardo Nunes, e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, visitaram nesta segunda-feira (8), a EMEI Mário de Andrade, na região de São Mateus. A unidade, que conta hoje com mais de 300 estudantes de 4 e 5 anos, realizou, com verba oriunda do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF), obras e aquisição de materiais que aprimoraram o atendimento dos pequenos na escola.

Em 2023 a unidade foi contemplada com mais de R$289 mil divididos em três parcelas que possibilitaram a readequação do ateliê que é voltado para o desenvolvimento de atividades artísticas com novos mobiliários e materiais. Além da criação de um espaço de contemplação e contato com a natureza que conta com redes, mesas, bancos e casinhas de madeiras. Patinetes, motocas, fantoches e tecidos étnicos-raciais foram alguns dos materiais que também foram adquiridos.

Os espaços voltados para os profissionais também ganharam uma cara nova com a manutenção do piso da sala dos professores e a troca dos móveis da ala administrativa. A proposta é que a utilização dos recursos seja decidida de maneira democrática através do diálogo envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive as famílias.

No último ano, a Secretaria Municipal de Educação alcançou a marca do 90% de aumento no valor do PTRF em relação aos quatro anos anteriores. O investimento totaliza mais de R$560 milhões para a Rede Municipal de Educação (RME). O recurso é destinado para manutenção, pequenos reparos, aquisição de materiais e equipamentos para os projetos das escolas.

O Secretário Fernando Padula destaca que o programa é uma importante maneira de garantir que as escolas tenham autonomia e agilidade para resolver as demandas diárias e propor projetos, saídas pedagógicas e ações de acordo com a necessidade dos alunos e da comunidade escolar. “O PTRF é uma forma de fortalecimento da Rede Municipal de Educação. Por meio dele, de forma ágil e menos burocrática, as unidades educacionais podem fazer as melhorias que desejarem, de acordo com as especificidades e necessidades de cada escola”.