Notícias

Divulgue experiências pedagógicas inclusivas no Portal da SME!

Unidades Educacionais são convidadas a encaminharem relatos de práticas e material audiovisual

Publicado em: 10/09/2018 11h46 | Atualizado em: 30/11/2020

DivulgacaoEducacaoEspecial_740x430.jpg

O mês de setembro é marcado por movimentos, ações e reflexões em prol dos direitos das pessoas com deficiências, como os assinalados pelos dias 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo.

Com referência nessas datas, a Divisão de Educação Especial (DIEE) da Secretaria Municipal de Educação convida as unidades educacionais da rede municipal de ensino a enviarem relatos das experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas tanto neste mês de setembro como em outras datas.

Para participar, é necessário encaminhar material composto pela programação do evento e/ou relato da prática e até três imagens que representem o trabalho e/ou vídeo de até dois minutos de duração para o e-mail coped.diee2018@gmail.com. É necessário que os estudantes retratados tenham autorização para uso de imagem registrada na unidade educacional.

Educação Inclusiva

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo tem como diretrizes da sua política educacional a educação inclusiva, a equidade e a educação integral. Reconhece a aprendizagem, a convivência social, a dignidade, o respeito e a valorização da diversidade e da diferença como direito humano fundamental.

Atualmente, são mais de 17 mil educandos matriculados nas escolas regulares e 1 mil nas EMEBS e Escolas Polo Bilíngue.

Saiba mais em portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Educacao-Especial


Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – 21 de setembro

A data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Dia Nacional dos Surdos – 26 de setembro

A data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 2008, a escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Notícias Site

Tenda ‘Mulheres na Educação’ é montada na Praça das Artes

Publicado em: 07/03/2024 6h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com uma silhueta feminina na lateral esquerda. No centro se lê

SME celebra o Dia da Mulher com programação gratuita focada na inserção feminina nos esportes

Publicado em: 06/03/2024 10h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.
Foto com a escrita

Inscrições abertas para a 9ª edição do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero

Publicado em: 04/03/2024 11h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
1 244 245 246 247 248 1.673