Notícias

Estudantes da Rede Municipal conquistam vagas em universidades renomadas após aprovação no Provão Paulista Seriado 

Os jovens passaram em cursos como engenharia naval, obstetrícia e odontologia na USP, ciências biológicas, fisioterapia e letras na UNESP, além de gestão de energia e eficiência energética, marketing e produção industrial na FATEC, entre outros

Publicado em: 05/03/2024 15h29 | Atualizado em: 05/03/2024
Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

O ano começou com boa notícia para 60 estudantes da Rede Municipal de Ensino de SP que ingressam no Ensino Superior após aprovação no Provão Paulista Seriado. Estes jovens frequentarão universidades como USP, UNESP e FATEC. 

Na primeira chamada do Provão Paulista Seriado, que aconteceu no final de janeiro, os estudantes obtiveram sucesso em cursos como ciências sociais, obstetrícia até odontologia e gestão de políticas públicas na USP. Já na UNESP as aprovações foram em sistema de informação, ciências biológicas, letras e pedagogia. Enquanto na FATEC as aprovações ocorreram para cursos que abrangem desde áreas como transporte terrestre, gestão empresarial, hidráulica, saneamento ambiental, gestão de energia e eficiência energética, entre outros. 

Para Lisandra Paes, responsável pelo Ensino Médio na Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Provão Paulista Seriado trouxe aos estudantes do Ensino Médio uma oportunidade inédita para o ingresso no Ensino Superior. 

“Ser aprovado em uma universidade pública pode significar, para esses estudantes, ultrapassar uma fronteira que não imaginariam transpor. Em alguns casos, serão os primeiros da família no ensino superior. A aprovação desses estudantes nessas universidades é a possibilidade de concretização de seus projetos de vida”, disse Lisandra. 

O Provão Paulista Seriado é uma prova optativa para estudantes que cursam o Ensino Médio nas redes públicas de ensino. Foram ofertadas mais de 15 mil vagas em universidades e faculdades para aqueles que concluíram a 3ª Série do Ensino Médio em 2023. 

Os participantes puderam concorrer a vagas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades Tecnológicas do Estado de São Paulo (Fatecs).

Segunda e terceira chamadas 

Já na segunda chamada, as oportunidades se estenderam para graduações como engenharia naval e educação física na USP, além de fisioterapia na UNESP, apresentando um horizonte ainda mais amplo aos estudantes. E mesmo na terceira chamada, o sucesso continuou com a aprovação em cursos como história na USP e gestão de turismo na FATEC, mostrando que as oportunidades para esses estudantes são diversificadas. 

Ensino Médio na Rede Municipal 

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e está presente em nove Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino que atendem mais de 2 mil estudantes. Dessas escolas, oito atendem estudantes em anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e são denominadas de Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM). 

Também há a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Helen Keller que possui atendimento a esta etapa, contemplando estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, sendo a primeira escola pública a oferecer todas as etapas da Educação Básica Bilíngue.

Saiba mais sobre o Ensino Médio na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442