Notícias

SME celebra o Dia da Mulher com programação gratuita focada na inserção feminina nos esportes

Ao todo 58 CEUs e 3 CECIs receberão palestras, formações, aulões de hidroginástica e defesa pessoal, rodas de conversa, oficinas, workshops, shows de música e dança, além outras diversas atividades culturais

Publicado em: 06/03/2024 10h02 | Atualizado em: 06/03/2024

Arte com uma silhueta feminina na lateral esquerda. No centro se lê "Março mulher".
Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promoverá uma vasta programação de atividades culturais nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e nos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), além de uma série de bate-papos formativos dedicados às mulheres. Nas quintas-feiras, serão realizadas lives com foco no direito ao acesso à prática esportiva e atividade física nos diferentes territórios onde elas estão inseridas.

A iniciativa “A atividade física e esportiva para as mulheres em seus territórios: do direito ao acesso” faz parte do Projeto Mulher no Esporte, promovido pela Divisão de Esportes (DIESP) da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), e visa quebrar estereótipos, estimular o acesso às atividades nos CEUs e a compreensão de que exercitar-se é um direito de todos, independente da classe social, origem ou gênero, em territórios diversos.

A série de lives será transmitida pelo canal do Youtube EducaPrefSP e poderá ser acompanhada por qualquer pessoa interessada. As palestras serão sempre às 12h30 e ficarão gravadas no canal do Youtube.

Já nos CEUs, além da programação focada na temática esportiva, também serão realizadas diversas atividades culturais como saraus, rodas de conversa sobre empreendedorismo e segurança, oficina de filtro dos sonhos, workshop de defesa pessoal, shows de música e dança, aulões de hidroginástica e defesa pessoal, exibição de documentário, e contação de histórias que promovem a reflexão e o empoderamento feminino.

 

SME no Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Educação (SME), também participará das atividades da Prefeitura de São Paulo, na Praça das Artes, com a tenda “Mulheres na Educação”.

No local haverá profissionais da Pasta fornecendo orientações dos serviços e atividades oferecidos às mulheres nas unidades educacionais, incluindo os Centros Educacionais Unificados (CEUs).

As visitantes serão acolhidas e convidadas a conhecer a Educação para Jovens e Adultos (EJA) que acontece em EMEFs, salas do Movimento de Alfabetização de jovens e Adultos (MOVA) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), além das diversas atividades oferecidas pelos CEUs, como a rede Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU), composta por 52 polos e fornece cursos de graduação, extensão e pós-graduação de forma totalmente gratuita.

As mulheres também serão convidadas a conhecer e participar das atividades esportivas dos CEUs. A ação faz parte da celebração Março Mulher, da SME, com a iniciativa “A atividade física e esportiva para as mulheres em seus territórios: do direito ao acesso”, que visa quebrar estereótipos, estimular o acesso ao esporte nos CEUs e a compreensão de que exercitar-se é um direito de todos, independente da classe social, origem ou gênero, em territórios diversos.

Para mais informações da programação da SME basta acessar o portal dos CEUs, clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440