SME celebra o Dia da Mulher com programação gratuita focada na inserção feminina nos esportes

Ao todo 58 CEUs e 3 CECIs receberão palestras, formações, aulões de hidroginástica e defesa pessoal, rodas de conversa, oficinas, workshops, shows de música e dança, além outras diversas atividades culturais

Publicado em: 06/03/2024 10h02 | Atualizado em: 06/03/2024

Arte com uma silhueta feminina na lateral esquerda. No centro se lê "Março mulher".
Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promoverá uma vasta programação de atividades culturais nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e nos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), além de uma série de bate-papos formativos dedicados às mulheres. Nas quintas-feiras, serão realizadas lives com foco no direito ao acesso à prática esportiva e atividade física nos diferentes territórios onde elas estão inseridas.

A iniciativa “A atividade física e esportiva para as mulheres em seus territórios: do direito ao acesso” faz parte do Projeto Mulher no Esporte, promovido pela Divisão de Esportes (DIESP) da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), e visa quebrar estereótipos, estimular o acesso às atividades nos CEUs e a compreensão de que exercitar-se é um direito de todos, independente da classe social, origem ou gênero, em territórios diversos.

A série de lives será transmitida pelo canal do Youtube EducaPrefSP e poderá ser acompanhada por qualquer pessoa interessada. As palestras serão sempre às 12h30 e ficarão gravadas no canal do Youtube.

Já nos CEUs, além da programação focada na temática esportiva, também serão realizadas diversas atividades culturais como saraus, rodas de conversa sobre empreendedorismo e segurança, oficina de filtro dos sonhos, workshop de defesa pessoal, shows de música e dança, aulões de hidroginástica e defesa pessoal, exibição de documentário, e contação de histórias que promovem a reflexão e o empoderamento feminino.

SME no Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Educação (SME), também participará das atividades da Prefeitura de São Paulo, na Praça das Artes, com a tenda “Mulheres na Educação”.

No local haverá profissionais da Pasta fornecendo orientações dos serviços e atividades oferecidos às mulheres nas unidades educacionais, incluindo os Centros Educacionais Unificados (CEUs).

As visitantes serão acolhidas e convidadas a conhecer a Educação para Jovens e Adultos (EJA) que acontece em EMEFs, salas do Movimento de Alfabetização de jovens e Adultos (MOVA) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), além das diversas atividades oferecidas pelos CEUs, como a rede Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU), composta por 52 polos e fornece cursos de graduação, extensão e pós-graduação de forma totalmente gratuita.

As mulheres também serão convidadas a conhecer e participar das atividades esportivas dos CEUs. A ação faz parte da celebração Março Mulher, da SME, com a iniciativa “A atividade física e esportiva para as mulheres em seus territórios: do direito ao acesso”, que visa quebrar estereótipos, estimular o acesso ao esporte nos CEUs e a compreensão de que exercitar-se é um direito de todos, independente da classe social, origem ou gênero, em territórios diversos.

Para mais informações da programação da SME basta acessar o portal dos CEUs, clicando aqui.