Notícias

Tenda ‘Mulheres na Educação’ é montada na Praça das Artes

Evento intersecretarial celebra o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8)

Publicado em: 07/03/2024 18h33 | Atualizado em: 07/03/2024
Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Paulo, juntamente com diversas Secretarias, organizou um evento intitulado ‘O que a mulher quer, a prefeitura faz’. O evento acontecerá na Praça das Artes, localizada no centro da cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, com fácil acesso pelas estações Anhangabaú e São Bento do metrô, nesta sexta-feira (8), das 9h às 17h. Serão oferecidas uma série de ações exclusivas para esse público, como a abertura de 1.200 vagas de trabalho pelo programa Contrata SP Mulheres, shows, cursos e atividades de cuidados pessoais, beleza e bem-estar. Além disso, durante todo o mês de março, haverá uma programação especial em vários equipamentos municipais em todas as regiões da cidade.

O evento é gratuito e tem como objetivo oferecer diversos serviços para beneficiar as mulheres. A Secretaria Municipal de Educação terá uma tenda intitulada “Mulheres na Educação”, onde serão fornecidas informações e orientações sobre os CEUs e sua programação, a UniCEU, orientações sobre o Uniforme Escolar e TEGs, além de outras informações gerais relacionadas à educação no Município. 

Abaixo, segue a programação completa que também contempla as outras Secretarias participantes:

https://www.capital.sp.gov.br/zeo-capital.sp.gov.br/prefeitura/noticia/em-comemoracao-ao-dia-da-mulher-prefeitura-oferece-1-200-vagas-de-emprego-shows-e-atendimento-odontologico-na-praca-das-artes-nesta-sexta-8

Dez tendas estarão distribuídas por toda a praça, que terá também um palco onde haverá os shows de Fátima Santos, às 11h, e de Izzy Gordon cantando “as Rainhas que inspiraram a mulher”, às 15h. As tendas terão serviços especializados de saúde, educação e empregabilidade, além de vans que vão oferecer atendimentos da Paraoficina e avaliação odontológica e distribuição de kits de higiene bucal. O “Ônibus Lilás”, uma unidade móvel do município que atende a mulheres vítimas de violência doméstica, estará estacionado no local para orientações e acolhimento.  

Para apresentar o mercado de trabalho no sistema de transporte público por ônibus, um setor tradicionalmente dominado por homens, a SPTrans fará uma série de atividades, mostrando a visão geral das oportunidades, suas diferentes áreas de atuação e os requisitos para cada cargo. Haverá também o compartilhamento de histórias inspiradoras e desafios enfrentados no dia a dia da profissão. 

 Além do cargo de motorista de ônibus, as garagens precisam de mão de obra em várias outras áreas, como manutenção, mecânica, funilaria e elétrica, e estão abertas para receber currículos de mulheres interessadas nessas profissões.  

Na tenda reservada para os atendimentos de Saúde, as mulheres terão à disposição vários serviços, como tirar dúvidas sobre dengue e covid, fazer testagem de HIV, sífilis e hepatites e obter informações sobre questões de violência contra a mulher, racismo e transfobias e Registro Geral Animal (RGA) e posse responsável.  

Na tenda “Mulheres na Educação”, profissionais da Secretaria Municipal de Educação vão dar orientações sobre os serviços e atividades oferecidos às mulheres nas unidades educacionais, incluindo os Centros Educacionais Unificados (CEUs). 

A Secretaria Municipal da Habitação trará relatos de mulheres beneficiadas com ações habitacionais da Prefeitura, com ênfase para os benefícios alcançados com iniciativas como urbanização, regularização fundiária e o tão desejado recebimento de unidades habitacionais. Haverá ainda apresentação de vídeos com relatos e testemunhos de histórias inspiradoras.  

Durante o evento, haverá também a assinatura do termo de cooperação entre diversas entidades governamentais e organizações da sociedade civil para a Comunicação de Acolhimento Institucional Sigiloso de Mulheres em Situação de Violência, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e atendimento a mulheres vítimas de violência, garantindo que o acolhimento seja realizado de forma sigilosa e eficaz.  

A programação especial em homenagem às mulheres vai durar todo o mês com atividades que serão realizadas em toda a cidade. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442