Notícias

Tenda ‘Mulheres na Educação’ é montada na Praça das Artes

Evento intersecretarial celebra o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8)

Publicado em: 07/03/2024 18h33 | Atualizado em: 07/03/2024
Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Paulo, juntamente com diversas Secretarias, organizou um evento intitulado ‘O que a mulher quer, a prefeitura faz’. O evento acontecerá na Praça das Artes, localizada no centro da cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, com fácil acesso pelas estações Anhangabaú e São Bento do metrô, nesta sexta-feira (8), das 9h às 17h. Serão oferecidas uma série de ações exclusivas para esse público, como a abertura de 1.200 vagas de trabalho pelo programa Contrata SP Mulheres, shows, cursos e atividades de cuidados pessoais, beleza e bem-estar. Além disso, durante todo o mês de março, haverá uma programação especial em vários equipamentos municipais em todas as regiões da cidade.

O evento é gratuito e tem como objetivo oferecer diversos serviços para beneficiar as mulheres. A Secretaria Municipal de Educação terá uma tenda intitulada “Mulheres na Educação”, onde serão fornecidas informações e orientações sobre os CEUs e sua programação, a UniCEU, orientações sobre o Uniforme Escolar e TEGs, além de outras informações gerais relacionadas à educação no Município. 

Abaixo, segue a programação completa que também contempla as outras Secretarias participantes:

https://www.capital.sp.gov.br/zeo-capital.sp.gov.br/prefeitura/noticia/em-comemoracao-ao-dia-da-mulher-prefeitura-oferece-1-200-vagas-de-emprego-shows-e-atendimento-odontologico-na-praca-das-artes-nesta-sexta-8

Dez tendas estarão distribuídas por toda a praça, que terá também um palco onde haverá os shows de Fátima Santos, às 11h, e de Izzy Gordon cantando “as Rainhas que inspiraram a mulher”, às 15h. As tendas terão serviços especializados de saúde, educação e empregabilidade, além de vans que vão oferecer atendimentos da Paraoficina e avaliação odontológica e distribuição de kits de higiene bucal. O “Ônibus Lilás”, uma unidade móvel do município que atende a mulheres vítimas de violência doméstica, estará estacionado no local para orientações e acolhimento.  

Para apresentar o mercado de trabalho no sistema de transporte público por ônibus, um setor tradicionalmente dominado por homens, a SPTrans fará uma série de atividades, mostrando a visão geral das oportunidades, suas diferentes áreas de atuação e os requisitos para cada cargo. Haverá também o compartilhamento de histórias inspiradoras e desafios enfrentados no dia a dia da profissão. 

 Além do cargo de motorista de ônibus, as garagens precisam de mão de obra em várias outras áreas, como manutenção, mecânica, funilaria e elétrica, e estão abertas para receber currículos de mulheres interessadas nessas profissões.  

Na tenda reservada para os atendimentos de Saúde, as mulheres terão à disposição vários serviços, como tirar dúvidas sobre dengue e covid, fazer testagem de HIV, sífilis e hepatites e obter informações sobre questões de violência contra a mulher, racismo e transfobias e Registro Geral Animal (RGA) e posse responsável.  

Na tenda “Mulheres na Educação”, profissionais da Secretaria Municipal de Educação vão dar orientações sobre os serviços e atividades oferecidos às mulheres nas unidades educacionais, incluindo os Centros Educacionais Unificados (CEUs). 

A Secretaria Municipal da Habitação trará relatos de mulheres beneficiadas com ações habitacionais da Prefeitura, com ênfase para os benefícios alcançados com iniciativas como urbanização, regularização fundiária e o tão desejado recebimento de unidades habitacionais. Haverá ainda apresentação de vídeos com relatos e testemunhos de histórias inspiradoras.  

Durante o evento, haverá também a assinatura do termo de cooperação entre diversas entidades governamentais e organizações da sociedade civil para a Comunicação de Acolhimento Institucional Sigiloso de Mulheres em Situação de Violência, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e atendimento a mulheres vítimas de violência, garantindo que o acolhimento seja realizado de forma sigilosa e eficaz.  

A programação especial em homenagem às mulheres vai durar todo o mês com atividades que serão realizadas em toda a cidade. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440