Notícias

Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência 

Bate-papo marca o terceiro episódio do PodConversar da Imprensa Jovem no projeto “Adolescências em pauta” 

Publicado em: 25/09/2025 9h00 | Atualizado em: 29/09/2025

 

Imagens de estudantes entrevistando convidados no estúdio do podcast chamado "Podconversar".

Na próxima terça-feira (30) os estudantes da Imprensa Jovem recebem a psicóloga Dra. Jane Lopes em mais um episódio do PodConversar “Adolescências em pauta” para um bate-papo sobre prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência com transmissão ao vivo pelo Youtube a partir das 12h.  

A Dra. Jane Lopes é formadora nacional da metodologia #TamoJunto 3ª Edição, proposto pelo Projeto CRIA da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). É Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Participou da implantação e adaptação do programa Unplugged (#Tamojunto) à realidade brasileira. Atua nas áreas de Psicologia Clínica e Escolar, e na formação de profissionais de educação e saúde com ênfase na promoção de saúde mental e prevenção dos problemas relacionados ao uso de álcool e drogas por adolescentes. 

Realizou pesquisas  de avaliação de programas recomendados pela OMS e UNODC para a prevenção de violência e problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. No episódio ela traz todo o seu conhecimento e experiência para tirar as dúvidas e dialogar com os jovens repórteres da Imprensa Jovem.  

O objetivo é empoderar o estudante da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, abordando a temática do cuidado e autocuidado em saúde, bem-estar, fortalecendo o seu protagonismo através do diálogo sobre temas essenciais para essa etapa da vida, principalmente entre seus pares.  

Podconversar  

O PodConversar é uma produção do Imprensa Jovem em parceria com o projeto “Sou Adolescente, e Agora?”, iniciativa do NISE/COCEU e DIGP/COCEU. O objetivo é fortalecer o protagonismo dos estudantes da Rede Municipal em diálogos com especialistas sobre saúde, bem-estar, cidadania e autocuidado. 

Os episódios serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados em formato de clipes curtos no TikTok e Instagram. Assim, o conteúdo circula de forma leve e atrativa, alcançando tanto estudantes quanto professores, famílias e comunidade escolar.  Os programas serão conduzidos por estudantes do Programa Imprensa Jovem de diferentes unidades da Rede Municipal.   

Entre os temas que serão abordados na primeira temporada está 

Episódio – Uma conversa sobre saúde da população negra – Dra. Kennya Macedo 

Leia mais notícias sobre a educação municipal. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

441b66e8 A593 44ad 9a0b 443264c551ea
Figura em tons beges com desenhos de

Curso sobre Arquivos Públicos Municipais acontece nesta segunda-feira (10) na Câmara Municipal

Publicado em: 07/06/2024 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Emef Gonzaguinha (1)

Estão abertas as inscrições para as XVI Olimpíadas Estudantis e XIII Interceus

Publicado em: 07/06/2024 1h12 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de jovens cadeirantes praticando tênis de quadraParalimpíadas

CEUs oferecem modalidade paralímpicas através de parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro

Publicado em: 07/06/2024 12h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de bonecos de pano que representam diversas etnias

Prefeitura de São Paulo entrega Bebeteca no CEU Carrão na zona leste

Publicado em: 07/06/2024 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação

1 217 218 219 220 221 1.673