Notícias

Curso sobre Arquivos Públicos Municipais acontece nesta segunda-feira (10) na Câmara Municipal

A iniciativa é uma oportunidade para entender a importância dos arquivos municipais na preservação da história e na promoção da transparência; inscrições estão abertas

Publicado em: 07/06/2024 14h29 | Atualizado em: 07/06/2024
Figura em tons beges com desenhos de "Arquivos Públicos Municipais: Gestão e Cultura a Serviço do Cidadão".

Em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, a Secretaria de Documentação da CMSP, o Arquivo Histórico Municipal e o Museu da Cidade, em parceria com a Escola do Parlamento, promovem reflexões sobre as atividades e a importância dos Arquivos Públicos Municipais, do ponto de vista da gestão documental e da difusão cultural.

A iniciativa acontece dia 10 de junho, das 14h às 17h, na Câmara Municipal de São Paulo, Sala Oscar Pedroso Horta (1º subsolo). O evento contará também com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de São Paulo. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas para modalidade presencial e online, ambas gratuitas. Inscreva-se aqui. Podem participar estudantes e profissionais de Arquivos, Bibliotecas, Museus, Tecnologia da Informação, Direito, História e cidadãos em geral.

O objetivo é discutir o papel das instituições arquivísticas no âmbito municipal, tanto do Poder Executivo como Legislativo. Trata-se de instituições que preservam os acervos documentais produzidos e recebidos pela Administração Pública, desde o período colonial. Além de atenderem a diferentes demandas dos cidadãos, os arquivos são espaços privilegiados para discussão sobre a cultura e a memória.

Pretende-se também esclarecer a população sobre o funcionamento dos arquivos, os acervos que os compõem e as estratégias de busca de informações. A importância da cidade de São Paulo e a dimensão de seus acervos justificam tal empreitada, que pode auxiliar outros municípios na proteção de direitos fundamentais, por meio de atividades de organização, gestão e difusão dos acervos.

Certificação

PRESENCIAL – presença aferida mediante check in na entrada da sala do evento.

ONLINE – presença aferida mediante resposta ao formulário disponibilizado e enviado para o e-mail com que foi feita a inscrição.

Confira, abaixo, a programação:

Abertura

Breno Gandelman – Procurador Legislativo e Secretário Geral Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo 

Ubirajara de Farias Prestes Filho – Secretário de Documentação da Câmara Municipal de São Paulo

 O Arquivo Histórico Municipal e a difusão da informação: rumos e desafios

Sátiro Ferreira Nunes – Graduado em Arquivologia pela UFF e Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Atuou como servidor público no Arquivo Nacional, e ocupou diversas funções, como Supervisor da Equipe de Documentos do Executivo e do Legislativo do Arquivo Nacional. Foi membro do Conselho Editorial do Arquivo Nacional, membro do Grupo de Trabalho para a Exposição Memória Cultural do Mundo e membro da Comissão de Acesso à Informação do Arquivo Nacional. Trabalhou no acervo do Ministério de Relações Exteriores, no Rio de Janeiro. Atuou como professor universitário na área acadêmica de Educação. Atualmente ocupa a função de Supervisor do Acervo Permanente no Arquivo Histórico Municipal.

O acervo fotográfico da Prefeitura de São Paulo

Henrique Siqueira – Graduado em Sociologia e Mestre em Fotografia pelo Departamento de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é pesquisador e curador de fotografia. Depois de trabalhar em instituições culturais, ingressou no Museu da Cidade de São Paulo em 2008, onde elaborou o projeto de implantação da Casa da Imagem e o desenvolvimento de seu projeto curatorial. Atualmente coordena o Núcleo de Curadoria do Museu da Cidade.

Encerramento

O Arquivo do Legislativo Paulistano

Daniela Pereira de Sousa Manfré – Supervisora da Equipe de Arquivo Geral da Câmara Municipal de São Paulo


Serviço

Arquivos Públicos Municipais: Gestão e Cultura a Serviço do Cidadão

Dia: 10/6 (segunda-feira)

Horário: Das 14h às 17h

Local: Câmara Municipal de São Paulo – Sala Oscar Pedroso Horta (1º subsolo)

Inscrições: Clique aqui

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460