Notícias

Imprensa Jovem é selecionado pelo segundo ano consecutivo para evento internacional da UNESCO

Programa da Rede Municipal de São Paulo está entre 300 iniciativas inovadoras de educação selecionadas para a Digital Learning Week, em Paris

Publicado em: 01/09/2026 9h21 | Atualizado em: 01/09/2026

Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, foi selecionado pela UNESCO entre 300 iniciativas inovadoras de educação de diferentes países. O reconhecimento garante a participação do programa na Digital Learning Week 2026, evento internacional que reúne experiências e especialistas para discutir inovação, tecnologia e os novos caminhos da educação.

A edição deste ano será realizada em setembro, em Paris, e permitirá que a experiência desenvolvida nas escolas municipais de São Paulo seja novamente compartilhada com representantes de diferentes países. A proposta “Vozes dos estudantes para ação Climática por meio da Educomunicação” apresenta resultados dos projetos de intervenção social do curso Imprensa Jovem Estudante Mediador dos ODS /Unesco.

A programa Imprensa Jovem irá apresentar no painel
Em 2025, o Imprensa Jovem participou da Digital Learning Week, também na capital francesa, apresentando a experiência construída ao longo de mais de duas décadas na Rede Municipal. Na ocasião, o programa mostrou como estudantes se tornam protagonistas da comunicação ao produzir notícias, entrevistas e reportagens, além do trabalho desenvolvido na formação para a leitura crítica das mídias e no combate à desinformação.

O novo convite reforça a projeção internacional do programa e o reconhecimento de uma política de educomunicação que alia aprendizagem, comunicação, tecnologia e protagonismo estudantil.

Experiência brasileira selecionada pela Anatel e UNESCO
O Imprensa Jovem também foi selecionado, por meio de uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com a UNESCO, para participar, em agosto, de uma ação de intercâmbio de experiências brasileiras.

A participação possibilita compartilhar práticas desenvolvidas pelo programa e conhecer outras iniciativas nacionais voltadas à educação, comunicação, tecnologia e cidadania digital.

Criado em 2005, o Imprensa Jovem propõe a produção de conteúdos jornalísticos para promover debates sobre juventude, cidadania e direitos. Os participantes desenvolvem pautas, realizam entrevistas e produzem reportagens, podcasts, vídeos e outros conteúdos, exercitando habilidades de comunicação, pesquisa, criatividade e leitura crítica da mídia.

Atualmente, a iniciativa está presente em mais de 400 escolas municipais e envolve milhares de estudantes. Em 2025, o Imprensa Jovem foi consolidado como política pública municipal por meio da Lei nº 18.268/2025.

A trajetória do programa reúne outros reconhecimentos nacionais e internacionais. Em 2020, recebeu o prêmio da Aliança Global pela Mídia e Educação.

Confira mais notícias da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696