Notícias

EMEI Abilio dos Santos Diniz, em Cidade Ademar, é entregue com capacidade para atender 232 crianças em período integral

Unidade de educação infantil é a 23ª entregue desde 2023 com o investimento de R$ 4,3 milhões para receber alunos de 4 e 5 anos

Publicado em: 07/06/2024 14h41 | Atualizado em: 07/06/2024

Imagem com um prédio de uma escola, na frente um gira gira com um grupo de crianças brincando

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (7) a 23ª unidade de Educação Infantil entregue na capital desde 2023. Construída em uma região que está passando por uma transformação urbanística e ambiental, a EMEI Abilio dos Santos Diniz foi construída no Jardim Guacuri, Zona Sul, com capacidade para atender cerca de 232 crianças de 4 a 5 anos em período integral e recebeu investimento de mais de R$ 4,3 milhões.

“Estamos inaugurando a nossa EMEI, que começou a funcionar nesta semana atendendo as crianças que vão almoçar hoje filé de tilápia no forno com molho. Uma comida gostosa. Esse prédio é muito bem-feito, com sustentabilidade, infraestrutura, mas também com carinho e amor para as nossas crianças, oferecendo o que temos de melhor. Bons prédios para os nossos alunos e professores”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

A EMEI Abílio dos Santos Diniz conta com três pavimentos, em que estão distribuídos salas de informática, de vídeo, brinquedoteca, refeitório, despensa, cozinha, área de serviço, vestiário, copa para professores, sanitários, diretoria, secretaria, playground externo, além de espaços administrativos como diretoria, secretaria e sala do coordenador pedagógico.

“Essa é mais uma unidade em que as crianças, equipe de profissionais e famílias irão construir uma história e um legado de vivências, aprendizagens e construção de laços. Com uma infraestrutura que permite ampliar as práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento integral nessa faixa etária”, destacou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

A estrutura segue as normas de acessibilidade com elevadores para atender a todos com conforto e segurança. Além disso, a unidade educacional está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reuso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

“Estamos entregando 45 novas unidades e com mais de mil escolas em reforma na cidade. Inauguramos 96 coberturas de quadras, tudo com a preocupação de cuidar cada vez melhor das nossas crianças, sempre com muito carinho, qualidade e conforto”, disse o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.

Para orientar o trabalho pedagógico nas EMEIs e CEIs, a Secretaria Municipal de Educação (SME) utiliza o “Currículo da Cidade – Educação Infantil”, um documento que traz diretrizes quanto às atividades no dia a dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.

Desde 2023, foram inauguradas 23 unidades educacionais, de um total de 45 que serão entregues até o final deste ano. Dentre as unidades inauguradas, 18 são Centros de Educação Infantil (CEIs), 4 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Dalmo de Abreu Dallari, que atende crianças de 0 a 5 anos.

Essa é mais uma área em que a Educação pública de São Paulo vem tendo destaque. Pelo terceiro ano consecutivo a cidade manteve a fila de creche zerada graças a parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.

Homenagem
O nome da unidade é uma homenagem ao empresário paulista Abilio dos Santos Diniz, que esteve à frente de grandes grupos empresariais e se tornou uma referência em determinação e gerenciamento de negócios. Na área da educação criou o curso “Liderança 360º” na Faculdade Getúlio Vargas (FGV) para identificar e exercitar lideranças entre jovens, ajudando-os a traçar planos de ação para suas carreiras. Também ministrou aulas na instituição, realizando o sonho de infância de ser professor.

“Estou muito feliz com essa homenagem em uma escola pública de São Paulo. O meu pai foi uma pessoa que aos poucos foi se apaixonando pela educação e como a educação é transformadora”, disse a filha de Abílio, Ana Maria Diniz, por vídeo.

Ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Península Participações. Também escreveu dois livros que se tornaram best-sellers: Caminhos e Escolhas (2004) e Novos Caminhos, Novas Escolhas (2016). Uma trajetória que segue influenciando as novas gerações.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460