Notícias

Sexto Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo

Oficinas e roda de conversa com o DAE fizeram parte do festival

Publicado em: 16/11/2015 13h27 | Atualizado em: 30/11/2020

Gastronomia Organica 740 X430.jpg

Nos dias 16, 17 e 18 de Outubro no Parque da Água Branca aconteceu o VI Festival de Gastronomia Orgânica. O evento foi divido em diferentes espaços e contou com oficinas de culinária e bem estar, feira de produtos e de gastronomia, roda de negócios, bate-papos e palestras.

No espaço Food Revolution, no dia 16, a professora Maria de Lourdes das Neves Duarte (à esquerda na foto), do CEU EMEF Alto Alegre e vencedora do 3º lugar do Prêmio Educação Além do Prato, ministrou ao lado de Ana Cristina, também professora, a oficina “Experiências e Receitas do Prêmio Educação Além do Prato”. Ao longo do evento, destacou a trajetória percorrida pela escola para mobilização dos alunos e da comunidade escolar, e também preparou a receita, para que o público pudesse experimentá-la e aprender como fazer.

“Confeccionamos cartazes, colocamos no blog da escola informações sobre alimentação e notícias do andamento do projeto. Todos participaram da escolha da receita e ainda compuseram uma letra para a música que representou o Projeto na escola”, comentou a professora. Já no reconhecimento do território, visitaram uma horta da comunidade local, um sítio da região com produção orgânica, quitandas e mercados e um aterro sanitário (ECOURBIS), onde puderam observar a quantidade de lixo depositada diariamente e os trabalhos desenvolvidos para a preservação da região.

A atração da oficina foi o “Patê segredo da nona”, que chama atenção pelos ingredientes e sua história. Maria de Lourdes acrescentou “secretamente” ingredientes como chuchu, cenoura e abobrinha, pois seu marido não comia verduras e legumes, porém, sem saber o que havia na receita, ele adorou o patê. Após saber sobre o concurso ela incentivou todos a participarem e sua receita foi a escolhida pela escola.

Fechando o dia, ocorreu a roda de conversa sobre o guia alimentar e a lei sobre alimentação orgânica nas escolas, com a participação da diretora do DAE, Erika Fischer, Rita Helena Bueno Pinheiro da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Ivanda Heck secretária municipal de educação de Missal e Jaciara Luciano Garcia, nutricionista da Prefeitura de Marechal Candido Rondon.

Com olhares diferentes, cada um compartilhou suas experiências. Rita relacionou a introdução de alimentos orgânicos com as diretrizes do Novo Guia Alimentar e os impactos para a saúde. Já a secretária, Ivanda, e a nutricionista, Jaciara, compartilharam a experiência da alimentação escolar dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu no Paraná.

As conversas destacaram os desafios e conquistas da introdução de alimentos orgânicos na alimentação escolar. “No município de São Paulo a introdução dos orgânicos está sendo construída com a participação popular o que torna essa política mais efetiva e sustentável”, ressaltou Erika Fischer.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma pedalada pelo Setembro Amarelo.

Pedalada pela Vida reúne comunidade no CEU Inácio Monteiro em ação pelo Setembro Amarelo

Publicado em: 17/09/2025 10h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (5)

SME promove live com foco no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Publicado em: 17/09/2025 9h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o banner da Virada Sustentável, com o fundo laranja, palavras e frases em verde, como

Vem aí: Virada Sustentável nos CEUs com programação para toda a família

Publicado em: 16/09/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Educação Especial Fotografia Mostra Garota Cadeirante
Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs

Publicado em: 16/09/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

1 100 101 102 103 104 1.673