Notícias
Sexto Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo
Oficinas e roda de conversa com o DAE fizeram parte do festival
Publicado em: 16/11/2015 13h27 | Atualizado em: 30/11/2020
Nos dias 16, 17 e 18 de Outubro no Parque da Água Branca aconteceu o VI Festival de Gastronomia Orgânica. O evento foi divido em diferentes espaços e contou com oficinas de culinária e bem estar, feira de produtos e de gastronomia, roda de negócios, bate-papos e palestras.
No espaço Food Revolution, no dia 16, a professora Maria de Lourdes das Neves Duarte (à esquerda na foto), do CEU EMEF Alto Alegre e vencedora do 3º lugar do Prêmio Educação Além do Prato, ministrou ao lado de Ana Cristina, também professora, a oficina “Experiências e Receitas do Prêmio Educação Além do Prato”. Ao longo do evento, destacou a trajetória percorrida pela escola para mobilização dos alunos e da comunidade escolar, e também preparou a receita, para que o público pudesse experimentá-la e aprender como fazer.
“Confeccionamos cartazes, colocamos no blog da escola informações sobre alimentação e notícias do andamento do projeto. Todos participaram da escolha da receita e ainda compuseram uma letra para a música que representou o Projeto na escola”, comentou a professora. Já no reconhecimento do território, visitaram uma horta da comunidade local, um sítio da região com produção orgânica, quitandas e mercados e um aterro sanitário (ECOURBIS), onde puderam observar a quantidade de lixo depositada diariamente e os trabalhos desenvolvidos para a preservação da região.
A atração da oficina foi o “Patê segredo da nona”, que chama atenção pelos ingredientes e sua história. Maria de Lourdes acrescentou “secretamente” ingredientes como chuchu, cenoura e abobrinha, pois seu marido não comia verduras e legumes, porém, sem saber o que havia na receita, ele adorou o patê. Após saber sobre o concurso ela incentivou todos a participarem e sua receita foi a escolhida pela escola.
Fechando o dia, ocorreu a roda de conversa sobre o guia alimentar e a lei sobre alimentação orgânica nas escolas, com a participação da diretora do DAE, Erika Fischer, Rita Helena Bueno Pinheiro da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Ivanda Heck secretária municipal de educação de Missal e Jaciara Luciano Garcia, nutricionista da Prefeitura de Marechal Candido Rondon.
Com olhares diferentes, cada um compartilhou suas experiências. Rita relacionou a introdução de alimentos orgânicos com as diretrizes do Novo Guia Alimentar e os impactos para a saúde. Já a secretária, Ivanda, e a nutricionista, Jaciara, compartilharam a experiência da alimentação escolar dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu no Paraná.
As conversas destacaram os desafios e conquistas da introdução de alimentos orgânicos na alimentação escolar. “No município de São Paulo a introdução dos orgânicos está sendo construída com a participação popular o que torna essa política mais efetiva e sustentável”, ressaltou Erika Fischer.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
UFF prorroga prazo de inscrições para especializações oferecidas por meio da UAB
Publicado em: 14/08/2014 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Aulas inaugurais da UAB
Publicado em: 14/08/2014 10h29 - em CEU e COCEU