Notícias

Experiências educomunicativas desenvolvidas na RME serão compartilhadas em Seminário

Evento acontece entre 28 e 30 de outubro na Universidade Anhembi Morumbi

Publicado em: 28/10/2015 16h04 | Atualizado em: 30/11/2020

experiencias_educomunicativas_740_x_430.jpg

Diversas iniciativas e experiências educomunicativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino serão compartilhadas no II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação – Educomunicação para uma vida melhor, que será realizado de 28 a 30 de outubro, na Universidade Anhembi Morumbi, localizada na R. Dr. Almeida Lima, 1.134, Brás.

Ao longo da programação do evento – que contará com oficinas, palestras e apresentação de trabalhos –, alunos e educadores que participam de projetos educomunicativos, assim como parte da equipe de formadores do Programa Nas Ondas do Rádio (NOR), irão apresentar suas práticas e também reflexões e pesquisas sobre as ações que vêm sendo realizadas nas escolas e no âmbito da formação continuada de professores.

A equipe da rádio JMS, da EMEF Júlio Marcondes Salgado, escola da Diretoria Regional de Educação de Jaçanã/Tremembé, por exemplo, realizará a cobertura jornalística do evento e, no último dia (sala 9, às 13h), apresentará um trabalho em forma de relato de experiência sobre o projeto. Estarão presentes na atividade o professor André Jonatas Barbosa, a professora Ana Carolina Cuofano e as alunas Giovana Magni, Nathallí Monteiro Cratz e Isabelly Lira.

Já no dia 29 (sala 1, às 13h), os alunos da Rádio Calafrio – com idade entre 9 e 14 anos – irão realizar uma oficina de radiojornalismo na escola com a intenção de compartilhar sua experiência na cobertura educomunicativa de uma intervenção socioambiental, que teve como resultado a criação de uma horta medicinal na EMEF João Domingues Sampaio. A atividade contará também com a participação de Carmen Gattás, formadora do Programa Nas Ondas do Rádio, que trará mais detalhes sobre a proposta de intervenção, assim como das professoras Ludmilla Mignaco, da EMEF Almirante Tamandaré, e Silene Pereira Goulart Bexiga, da EMEF João Domingues Sampaio.

Também no dia 29, as formadoras do Nas Ondas do Rádio Daniele Próspero, Maria Salete Soares e Silene Lourenço irão apresentar um artigo (sala 13, às 15h15) sobre a implementação do novo curso “Redes Sociais na Escola”, que tem como objetivo promover a reflexão entre os educadores sobre o papel relevante das redes sociais na sociedade atual, assim como as diferentes formas de serem utilizadas na escola, visando ampliar o direito à comunicação e a capacidade de expressão dos estudantes.

No mesmo horário (na sala 23), o coordenador do NOR, Carlos Alberto Mendes de Lima, irá ministrar a oficina “Produção Midiática na Escola – Imprensa Jovem”, com a proposta de ensinar os participantes técnicas e práticas no uso de mídias na escola, notadamente o rádio e a construção de uma imprensa jovem. Neste mesmo dia (sala 1, às 15h15), a formadora Thais Brianezi, também do NOR, irá compartilhar suas reflexões presentes num artigo que visa destacar que a educomunicação conforma um projeto político pedagógico potente para a educação ambiental, capaz de criar debate público e ação local. Essa reflexão, inclusive, norteia o novo curso “Educomunicação Socioambiental na Escola”, inserido em julho deste ano no cardápio de formação do Programa Nas Ondas do Rádio.

A programação cultural do Seminário deste dia foi organizada pela formadora do NOR Paola Prandini e pode ser conferida no evento. No dia 29, das 18h às 20h (sala 307), haverá uma sessão de cinema com debate sobre o tema “Educomunicação e Saúde Integral”. O filme a ser apresentado será “O Renascimento do Parto” e contará com a presença das debatedoras Carolina Platero Martinelli e Juliana Gonçalves.

No dia 30 (Sala 1, 15h15), a professora Sandara Santella de Sousa, da EMEF Marili Dias, fala sobre o projeto Palmares Vive – intervenção social na comunidade de Vl. Palmares. Na Sala 8, no mesmo horário, acontece a apresentação de pesquisa acadêmica feita por Kelly Victor (SEMESP-SP) sobre o Projeto Imprensa Jovem na RME de SP: uma abordagem a partir da educomunicação. E também no mesmo horário, na Sala 23, a Prof. Glaucia Silva Bierwagen fala sobre o trabalho desenvolvido com blog no ensino de Ciências na EMEF Marili Dias.

A programação completa do seminário pode ser acessada aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Na Bienal

Bienal do Livro começa neste sábado e estande da SME recebe grandes nomes da literatura brasileira

Publicado em: 01/07/2022 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 20 crianças, 18 em pé e 2 ajoelhadas à frente. As que estão ajoelhadas seguram desenhos e uma que está em pé atrás dela segura outro. Uma das crianças que está em pé segura o livro

Estudantes de EMEI enviam cartas para instituição que acolhe refugiados no Rio de Janeiro

Publicado em: 01/07/2022 3h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Merendeira servindo refeição para estudante
Fotografia mostra 17 estudantes e uma professora, eles estão em duas filas uma atrás da outra e a professora está ao centro. A professora veste uma camiseta preta da AEL e uma saia preta. Todos os estudantes vestem a mesma camiseta, uma capa prateada e uma medalha.

Rede Municipal de SP ganha Academia Estudantil de Letras Carolina Maria de Jesus

Publicado em: 30/06/2022 2h16 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem mostra as mãos de uma pessoa fazem sinal em Libras.

Polo UniCEU Casa Blanca tem inscrições abertas para graduação em Letras

Publicado em: 30/06/2022 11h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.250