Notícias

Experiências educomunicativas desenvolvidas na RME serão compartilhadas em Seminário

Evento acontece entre 28 e 30 de outubro na Universidade Anhembi Morumbi

Publicado em: 28/10/2015 16h04 | Atualizado em: 30/11/2020

experiencias_educomunicativas_740_x_430.jpg

Diversas iniciativas e experiências educomunicativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino serão compartilhadas no II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação – Educomunicação para uma vida melhor, que será realizado de 28 a 30 de outubro, na Universidade Anhembi Morumbi, localizada na R. Dr. Almeida Lima, 1.134, Brás.

Ao longo da programação do evento – que contará com oficinas, palestras e apresentação de trabalhos –, alunos e educadores que participam de projetos educomunicativos, assim como parte da equipe de formadores do Programa Nas Ondas do Rádio (NOR), irão apresentar suas práticas e também reflexões e pesquisas sobre as ações que vêm sendo realizadas nas escolas e no âmbito da formação continuada de professores.

A equipe da rádio JMS, da EMEF Júlio Marcondes Salgado, escola da Diretoria Regional de Educação de Jaçanã/Tremembé, por exemplo, realizará a cobertura jornalística do evento e, no último dia (sala 9, às 13h), apresentará um trabalho em forma de relato de experiência sobre o projeto. Estarão presentes na atividade o professor André Jonatas Barbosa, a professora Ana Carolina Cuofano e as alunas Giovana Magni, Nathallí Monteiro Cratz e Isabelly Lira.

Já no dia 29 (sala 1, às 13h), os alunos da Rádio Calafrio – com idade entre 9 e 14 anos – irão realizar uma oficina de radiojornalismo na escola com a intenção de compartilhar sua experiência na cobertura educomunicativa de uma intervenção socioambiental, que teve como resultado a criação de uma horta medicinal na EMEF João Domingues Sampaio. A atividade contará também com a participação de Carmen Gattás, formadora do Programa Nas Ondas do Rádio, que trará mais detalhes sobre a proposta de intervenção, assim como das professoras Ludmilla Mignaco, da EMEF Almirante Tamandaré, e Silene Pereira Goulart Bexiga, da EMEF João Domingues Sampaio.

Também no dia 29, as formadoras do Nas Ondas do Rádio Daniele Próspero, Maria Salete Soares e Silene Lourenço irão apresentar um artigo (sala 13, às 15h15) sobre a implementação do novo curso “Redes Sociais na Escola”, que tem como objetivo promover a reflexão entre os educadores sobre o papel relevante das redes sociais na sociedade atual, assim como as diferentes formas de serem utilizadas na escola, visando ampliar o direito à comunicação e a capacidade de expressão dos estudantes.

No mesmo horário (na sala 23), o coordenador do NOR, Carlos Alberto Mendes de Lima, irá ministrar a oficina “Produção Midiática na Escola – Imprensa Jovem”, com a proposta de ensinar os participantes técnicas e práticas no uso de mídias na escola, notadamente o rádio e a construção de uma imprensa jovem. Neste mesmo dia (sala 1, às 15h15), a formadora Thais Brianezi, também do NOR, irá compartilhar suas reflexões presentes num artigo que visa destacar que a educomunicação conforma um projeto político pedagógico potente para a educação ambiental, capaz de criar debate público e ação local. Essa reflexão, inclusive, norteia o novo curso “Educomunicação Socioambiental na Escola”, inserido em julho deste ano no cardápio de formação do Programa Nas Ondas do Rádio.

A programação cultural do Seminário deste dia foi organizada pela formadora do NOR Paola Prandini e pode ser conferida no evento. No dia 29, das 18h às 20h (sala 307), haverá uma sessão de cinema com debate sobre o tema “Educomunicação e Saúde Integral”. O filme a ser apresentado será “O Renascimento do Parto” e contará com a presença das debatedoras Carolina Platero Martinelli e Juliana Gonçalves.

No dia 30 (Sala 1, 15h15), a professora Sandara Santella de Sousa, da EMEF Marili Dias, fala sobre o projeto Palmares Vive – intervenção social na comunidade de Vl. Palmares. Na Sala 8, no mesmo horário, acontece a apresentação de pesquisa acadêmica feita por Kelly Victor (SEMESP-SP) sobre o Projeto Imprensa Jovem na RME de SP: uma abordagem a partir da educomunicação. E também no mesmo horário, na Sala 23, a Prof. Glaucia Silva Bierwagen fala sobre o trabalho desenvolvido com blog no ensino de Ciências na EMEF Marili Dias.

A programação completa do seminário pode ser acessada aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (3)

SME oferece formação sobre Novo Ensino Médio para professores

Publicado em: 21/09/2021 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (1)

Secretário dá continuidade à escuta ativa com DREs São Mateus e Santo Amaro

Publicado em: 20/09/2021 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da estante de livros da Sala de Leitura de uma escola.

Comissão composta por 130 pessoas escolhe livros entre 4.500 títulos entregues à SME

Publicado em: 20/09/2021 5h44 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191