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Seminário na Câmara debate práticas inclusivas na educação pública
Evento reúne sociedade civil, instituições e poder público para fortalecer a inclusão na educação
Publicado em: 01/08/2025 15h08 | Atualizado em: 04/08/2025
Seminário reuniu representantes da sociedade civil, instituições e poder público para debater práticas de Educação Inclusiva. Crédito: SME/Luisa Rosa.
“Sou uma mulher branca, uso óculos, tenho cabelo castanho com mechas loiras, visto uma blusa cor de terra, um casaco verde e uma manta laranja.” Em linha com a proposta do seminário “Diálogos sobre Práticas de Educação Inclusiva”, promovido nesta sexta-feira pelo Instituto Humanitas360 na Câmara Municipal de São Paulo, a secretária executiva pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), Maria Sílvia Bacila, iniciou sua fala com uma autodescrição.
O evento é uma parceria da SME com os institutos Alana, Rodrigo Mendes, Olga Kos e Mais Diferenças. O encontro propôs reflexões sobre caminhos para uma educação pública mais justa e acessível para os mais de 30 mil estudantes com deficiência da Rede Municipal. Maria Silvia participou da mesa de abertura do seminário, reiterando o compromisso da Rede Municipal com uma educação cada vez mais equitativa e inclusiva.
“A Inclusão se faz dialogando. Avançamos muito. Claro que com lutas, mas lutas movidas pelo diálogo. Hoje seguimos enfrentando novos desafios, em uma sociedade que continua em movimento, buscando mais inclusão, mais escuta e mais respeito às diferenças”, afirmou Maria Silvia, que tem uma carreira de mais de 40 anos de atuação na área.
A secretária também ressaltou as conquistas da Rede Municipal de São Paulo, especialmente pelo trabalho dos CEFAIs (Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão), presentes em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs). Segundo ela, esses centros são fundamentais no apoio aos profissionais da rede e representam um dos maiores patrimônios da educação paulistana.
“Temos uma rede que é referência nacional em inclusão, uma política que foi se estruturando com escuta, cuidado e respeito à diversidade. Precisamos valorizar essas conquistas e seguir fortalecendo a atuação de todos os profissionais que fazem essa política acontecer, todos os dias, nas escolas dos nossos territórios.”
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