Notícias

6ª edição da Moda no CEU – São Paulo Fashion Week 20 anos

Evento contará com desfile de Fernanda Yamamoto, exposições e oficina com o designer Davi Ramos

Publicado em: 15/10/2015 15h42 | Atualizado em: 30/11/2020
spfw_20anos_740_x_430.jpg

Entre os dias 19 e 23 de outubro, cinco Centros Educacionais Unificados (CEU) da capital paulista recebem a programação da 6ª edição do projeto “A Moda no CEU”. A iniciativa é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação e a São Paulo Fashion Week (SPFW) que leva para os CEUs o território criativo, cultural e educativo do maior evento de moda do país.

Este ano a SPFW completa 20 anos de existência e, paralelamente à 40ª edição do evento, haverá uma programação com desfiles, workshops e exposições ao alcance dos alunos dos CEUs, ETECs e comunidade geral.

Durante os cinco dias do evento, o público do CEU Heliópolis poderá conferir a exposição “O Mundo da Cenografia”. A mostra é composta por maquetes de projetos cenográficos de desfiles emblemáticos, criados e desenvolvidos pelo cenógrafo e designer José Marton, ao longo da história do SPFW. Já no dia 20, às 15h, o espaço recebe José Marton para falar do processo criativo de desenvolvimento de cenografias para desfile. Na sequência acontece uma oficina de construção cenográfica.

No dia 19, o CEU Tiquatira recebe o designer Davi Ramos para um workshop de construção de chapéus e adereços de cabeça. Um pouco do trabalho de Davi estará na Exposição Fotográfica de Chapéus, Cabeças e Adereços de Moda, que permanece durante toda semana no local.

Outro destaque é a exposição “O valor do Fazer Manual” no CEU Três Pontes, que recebe ainda uma oficina de renda renascença com três artesãs de Carapicuíba, no dia 22, às 14h. Já no CEU Inácio Monteiro, dia 19, tem conversa com o arquiteto Paulo Alves, que conduz, inclusive, uma oficina de criação e fabricação de produtos a partir de descartes e sobras de materiais.

O encerramento do “A Moda no CEU” será marcado pelo desfile de Fernanda Yamamoto no CEU Vila Atlântica, no dia 23, às 10h, seguido por um bate-papo. Nesta coleção, a estilista destaca o trabalho especial desenvolvido com mulheres rendeiras da Paraíba.

Em setembro, o CEU Cantos do Amanhecer, Vila Atlântica e a grife masculina Oriba realizaram oficinas de confecção de camisetas com os alunos. As peças serão utilizadas pela produção durante os dias de “A Moda no CEU”.

Confira aqui a programação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.656