Notícias

Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões e experiências pedagógicas

Publicado em: 01/12/2016 15h21 | Atualizado em: 30/11/2020

Nesta terça, 8 de novembro, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, o segundo dia do Seminário Latino-Americano “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com bebês e criança pequenas”, educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões pedagógicas e experiências inspiradoras para a primeira infância.

A primeira mesa do dia teve como tema “Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria”. A mesa foi mediada por Maria Helena Pelizon, consultora da UNESCO e da SME. Explanaram sobre o tema Suely Amaral Mello, Professora da UNESP e consultora da UNESCO e SME, e Javier Alliaume Molfino, do Uruguai.

“Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas” foi o tema da segunda mesa. Anita Viudes Freitas, consultora da UNESCO e da SME, e Irene Balaguer, da Espanha, falaram sobre a importância dos registros escritos, sobretudo imagens e vídeos, das experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar. A mediação ficou por conta de Bruna Ribeiro, Assessora da Coordenadoria da SME.

A terceira mesa do dia trabalhou com o tema “Práticas Pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades”. Falaram sobre o assunto Maria Emilia Lopez, da Argentina, Renata Cristina Oliveira, Coordenadora do Núcleo Educacional do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, e Elaine Cristina da Conceição, do Núcleo de Educação Étnico-Racial da SME.

Todo o material das palestras estará em breve disponível no Canal Pedagógico da secretaria Municipal de Educação no Youtube.

Sobre o Seminário Latino-Americano – Coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Seminário pretende ofertar subsídios para os estudos a serem desenvolvidos nos horários coletivos e nas ações de formação de educadores e educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas.

Lançamento da Revista Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana – Na ocasião foi apresentada a versão digital da revista construída a partir das formações do Projeto Parques Sonoros realizadas pela Divisão de Educação Infantil desde 2014 nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A publicação tem o objetivo de subsidiar educadoras e educadores em seus estudos e práticas ao proporcionar reflexões e discussões sobre o movimento musical no currículo e nas propostas pedagógicas ofertadas aos bebês e crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Poster da Mostra TCA Penha dias 29 e 30 de novembro de 2022

3ª Mostra de TCA Penha começa nesta terça-feira

Publicado em: 29/11/2022 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 190 191 192 193 194 1.492