Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (28) por meio de formulário on-line; entre as opções de cursos estão Corte e Costura, Confeiteiro e Auxiliar Administrativo

Publicado em: 28/11/2022 11h50 | Atualizado em: 28/11/2022
Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Os Centros Municipais de Capacitação e Treinamento (CMCTs), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, oferecem a jovens e adultos cursos livres de formação inicial profissional de curta duração, gratuitos e com carga horária mínima de 160 horas.

A partir desta segunda-feira (28), as duas unidades estão com as inscrições abertas para as primeiras turmas de 2023. Para concorrer a uma vaga é preciso preencher o formulário de inscrição online e comparecer presencialmente na unidade de interesse no dia e horário do sorteio de vagas. Será aceito apenas uma inscrição por candidato. A pessoa que fizer inscrição para mais de um curso será eliminada do processo seletivo.

Estudantes da rede pública a partir de 14 anos, da Educação de Jovens e Adultos e a comunidade em geral podem se inscrever para realizar os cursos. São 20 vagas por turma em todos os períodos. As aulas têm início em fevereiro de 2023, são totalmente presenciais e ocorrem de segunda a sexta-feira, com turmas de manhã, tarde e noite.

Os CMCTs oferecem cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Eletricista com Reparador de Eletrodomésticos, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Recursos Humanos, Confeiteiro, Corte e Costura, Informática e Padeiro.

As duas unidades do CMCT, São Miguel e Itaim Paulista, fazem parte da Diretoria Regional de São Miguel Paulista e localizam-se nos endereços:

CMCT I São Miguel: Rua Daniel Bernardo, 95, São Miguel Paulista – Telefone: 2297-2844

CMCT II Itaim Paulista: Rua Jasmim do Imperador, 244, Jardim Camargo Novo, Itaim Paulista – Telefone: 2572-1996

Inscrições para o CMCT São Miguel – Professor Vandyr da Silva

As inscrições para os cursos do CMCT São Miguel começam hoje (28) e ficarão abertas até 02/12, às 17h. Para concorrer a uma vaga, além de preencher o formulário de inscrição, é preciso comparecer presencialmente no CMCT no dia 12/12 nos horários dos sorteios das respectivas vagas.

Veja aqui o horário dos sorteios.

– Cursos oferecidos: Panificação, Confeitaria, Elétrica Residencial e Reparador de Eletrodomésticos, Auxiliar de Recursos Humanos, Operador de Micro Computador (informática básica) e Mecânica automotiva.

– Turmas nos períodos da manhã, das 7h30 às 11h30, da tarde, das 13h às 17h, e da noite, das 18h às 22h.

Clique aqui e faça sua inscrição para os cursos do CMCT São Miguel Paulista.

Inscrições para o CMCT Itaim Paulista – Professor Lenine Soares de Jesus

As inscrições para o CMCT Itaim Paulista também estão abertas e vão até o dia 06/12, às 10h. Para concorrer a uma vaga, além de preencher o formulário de inscrição, é preciso comparecer presencialmente no CMCT no dia 12/12 nos horários dos sorteios das respectivas vagas.

– Cursos oferecidos: Auxiliar Administrativo, Confeitaria, Corte e Costura sob Medida, Elétrica Residencial, Informática, Panificação.

– Turmas nos períodos da manhã, das 7h15 às 11h15, da tarde, das 13h às 17h, e da noite, das 18h às 22h.

Clique para se inscrever em um dos cursos do CMCT Itaim Paulista e ver os horários de sorteio das vagas.

Você conhece um CMCT? Assista ao vídeo para saber mais sobre cursos e conhecer história de estudantes que já passaram por lá.

Na matéria, abaixo, conheça mais histórias de sucesso de pessoas que já fizeram cursos nas duas unidades:

De elétrica à confeitaria: conheça histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelos cursos da SME

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação