Notícias

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Festival de Mancala Awelé acontece no Clube Atlético Juventus na próxima quinta-feira (1)

Publicado em: 29/11/2022 15h00 | Atualizado em: 29/11/2022

Banner do Festival De Mancala A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), promove no dia 1 de dezembro, o V Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino (RME). Cerca de 900 estudantes e 150 educadores, que representam as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), participam da ação que acontece no Clube Atlético Juventus.

A competição é dividida em cinco categorias: Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Jovens e Adultos (Ensino Médio e CIEJAs) e professores.

O festival tem o objetivo de destacar a importância do jogo Mancala Awelé como recurso para o ensino de diversas áreas do conhecimento, dando enfoque aos aspectos da cultura e da filosofia africana, promovendo atividades de caráter educacional, cultural, social e esportivo com os estudantes.

Resgate da Cultura Africana e participação de estudantes e professores

Além da competição do jogo de tabuleiro, o Festival vai propiciar aos participantes o contato com apresentações culturais que evidenciam a riqueza da cultura africana.  O Grupo Cia Tribo Oná Alafiaa fará uma apresentação de dança, os estudantes da EMEF General Osório farão uma apresentação musical  e a professora Cibelle de Paula Oliveira, da EMEF Vinicius de Moraes

Sobre o Mancala Awelé

É um jogo de origem africana que surgiu há cerca de 7 mil anos. Mancala é um termo utilizado por antropólogos para designar uma família de jogos de semeadura cultivados na África. Foram descobertas mais de 200 variações. O Awelé é uma variante desenvolvida nas escolas da Prefeitura de São Paulo por meio do Programa Jogos de Tabuleiro.

A prática desse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências, além de promover a integração e o intercâmbio entre os participantes.

Fotografia de um tabuleiro de mancala de madeira com peças verdes e uma mão pegando as peças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.310