Notícias

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Festival de Mancala Awelé acontece no Clube Atlético Juventus na próxima quinta-feira (1)

Publicado em: 29/11/2022 15h00 | Atualizado em: 29/11/2022

Banner do Festival De Mancala A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), promove no dia 1 de dezembro, o V Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino (RME). Cerca de 900 estudantes e 150 educadores, que representam as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), participam da ação que acontece no Clube Atlético Juventus.

A competição é dividida em cinco categorias: Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Jovens e Adultos (Ensino Médio e CIEJAs) e professores.

O festival tem o objetivo de destacar a importância do jogo Mancala Awelé como recurso para o ensino de diversas áreas do conhecimento, dando enfoque aos aspectos da cultura e da filosofia africana, promovendo atividades de caráter educacional, cultural, social e esportivo com os estudantes.

Resgate da Cultura Africana e participação de estudantes e professores

Além da competição do jogo de tabuleiro, o Festival vai propiciar aos participantes o contato com apresentações culturais que evidenciam a riqueza da cultura africana.  O Grupo Cia Tribo Oná Alafiaa fará uma apresentação de dança, os estudantes da EMEF General Osório farão uma apresentação musical  e a professora Cibelle de Paula Oliveira, da EMEF Vinicius de Moraes

Sobre o Mancala Awelé

É um jogo de origem africana que surgiu há cerca de 7 mil anos. Mancala é um termo utilizado por antropólogos para designar uma família de jogos de semeadura cultivados na África. Foram descobertas mais de 200 variações. O Awelé é uma variante desenvolvida nas escolas da Prefeitura de São Paulo por meio do Programa Jogos de Tabuleiro.

A prática desse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências, além de promover a integração e o intercâmbio entre os participantes.

Fotografia de um tabuleiro de mancala de madeira com peças verdes e uma mão pegando as peças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.646