Notícias
Outubro é o Mês da Alimentação
Série de eventos inspirados no Dia Mundial da Alimentação debate a segurança alimentar e o meio ambiente
Publicado em: 17/10/2016 17h10 | Atualizado em: 30/11/2020
Todos os anos, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) aproveita esse evento para realizar um mês inteiro de debates. A ação é baseada no Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) para celebrar o aniversário de fundação da entidade, que acontece no dia 16 de outubro.
Este ano, o tema do Mês da Alimentação é “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também” e o debate se concentrará no desafio de sustentar uma população mundial em constante crescimento causando o menor impacto ambiental possível. Segundo a FAO, mais de um terço dos alimentos que produzimos é desperdiçado e é possível reverter essa realidade por meio de mudanças nos nossos hábitos diários.
Durante este mês, a CODAE e outras instituições promoverão uma série de atividades para debater a segurança alimentar e o meio ambiente.
As ações terão início no dia 18 com a celebração do Dia Mundial da Alimentação na Faculdade de Saúde Pública da USP, com uma série de oficinas culinárias e rodas de conversa.
No dia 10, a CODAE apresentará uma oficina de culinária indiana com a chef Deepali Bavaskar no Espaço Gourmet do Mercado Municipal.
Haverá depois o Festival de Gastronomia Orgânica, nos dias 21, 22 e 23 no Parque da Água Branca, que incluirá entre suas atrações a oficina Orgânicos Enriquecidos com a Biomassa e condimentos funcionais. Com a participação de Heloísa de Freitas Valle, criadora do Projeto Pró-Banana Verde, e do chef Renato Callefi. Este evento apresentará opções de receitas que usam a biomassa de banana verde e temperos funcionais, além de discutir os benefícios dessas opções naturais na culinária. A oficina se destina principalmente a merendeiras e nutricionistas. No mesmo dia, acontecerá uma mesa redonda sobre a compra de produtos da agricultura familiar. Participarão representantes da CODAE, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Os eventos serão encerrados com o Seminário Educação Além do Prato, realizado pela CODAE no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – Vila Maria, em 26 de outubro, que apresentará diversas oficinas, aulas magnas e palestras, além de uma feira da agricultura familiar e exposição de livros sobre alimentação.
Confira aqui mais informações sobre o Dia da Alimentação, no portal da FAO.
Acesse neste link o livro de atividades da FAO traduzido para o português.
Veja abaixo a agenda do Mês da Alimentação:
18 de outubro – Dia Mundial da Alimentação na FSP-USP
20 de outubro – Oficina de Culinária Indiana no Espaço Gourmet do Mercado Municipal
-Evento gratuito e aberto
-Mercado Municipal Paulistano (Rua da Cantareira, 306), Sé – 2º Piso – (11) 3313-3365
21, 22, 23 de Outubro – Festival de Gastronomia Orgânica
26 de Outubro – Seminário Educação Além do Prato – CODAE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Curso “Para Viver de Bem com os Bichos” – Modalidade semipresencial
Publicado em: 19/05/2016 12h46 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Aluna e Educomunicador da SME conduzem a tocha Olímpica
Publicado em: 19/05/2016 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem realiza cobertura compartilhada da jornada pedagógica na DRE Capela do Socorro
Publicado em: 18/05/2016 6h26 - em CEU e COCEU
DRE Capela do Socorro promove Jornada Pedagógica nos CEUs da região
Publicado em: 18/05/2016 4h42 - em CEU e COCEU
Comunicado com orientações sobre Edital de Inovações Pedagógicas
Publicado em: 18/05/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã