Notícias

Alunos da SAAI da EMEF Geraldo Sesso aprendem a produzir desenhos animados

Objetivo é desenvolver o processo cognitivo de alunos com deficiência

Publicado em: 13/06/2016 9h19 | Atualizado em: 30/11/2020

Os alunos da Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Geraldo Sesso estão aprendendo a desenvolver histórias e a transformá-las em desenhos animados, utilizando os programas Paintbrush e Movie Maker. Nesta quinta-feira, 9 de junho, eles finalizaram o desenho “A Laranja que Caiu na Cabeça do Homem”.

A atividade faz parte do Projeto Desenho Animado da SAAI e tem como objetivo principal a melhoria do processo cognitivo dos alunos por meio do uso das tecnologias. “A intenção é desenvolver, primeiro, o raciocínio linear deles, pois o processo de desenvolvimento da animação exige uma sequência obrigatória para que se chegue ao final do objetivo”, explica a professora Soraia Inácio, responsável pelo projeto.

Além de melhorar o processo cognitivo dos alunos, o projeto também possibilita trabalhar o processo de produção de textos, pois antes do desenvolvimento da animação, é necessário escrever a história. “Todo esse processo, desde a criação da história até a finalização do desenho animado, é de extrema importância para os alunos. Eles conseguem ver uma ideia que eles tinham na mente sendo materializada”, completou a educadora.

Todo o material produzido é postado em um blog para reafirmar o protagonismo dos alunos e divulgar suas atividades. Nele, também são encontrados outros trabalhos de educomunicação. Outra ferramenta de comunicação utilizada por eles é o jornal impresso, onde os próprios alunos são responsáveis pelo desenvolvimento das pautas e pela produção dos textos.

As aulas da SAAI, na EMEF Geraldo Sesso, acontecem todos os dias e atendem um total de 21 alunos com deficiência.

Clique aqui para acessar o blog com os trabalhos dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê
Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.459