Notícias

Alunos da SAAI da EMEF Geraldo Sesso aprendem a produzir desenhos animados

Objetivo é desenvolver o processo cognitivo de alunos com deficiência

Publicado em: 13/06/2016 9h19 | Atualizado em: 30/11/2020

Os alunos da Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Geraldo Sesso estão aprendendo a desenvolver histórias e a transformá-las em desenhos animados, utilizando os programas Paintbrush e Movie Maker. Nesta quinta-feira, 9 de junho, eles finalizaram o desenho “A Laranja que Caiu na Cabeça do Homem”.

A atividade faz parte do Projeto Desenho Animado da SAAI e tem como objetivo principal a melhoria do processo cognitivo dos alunos por meio do uso das tecnologias. “A intenção é desenvolver, primeiro, o raciocínio linear deles, pois o processo de desenvolvimento da animação exige uma sequência obrigatória para que se chegue ao final do objetivo”, explica a professora Soraia Inácio, responsável pelo projeto.

Além de melhorar o processo cognitivo dos alunos, o projeto também possibilita trabalhar o processo de produção de textos, pois antes do desenvolvimento da animação, é necessário escrever a história. “Todo esse processo, desde a criação da história até a finalização do desenho animado, é de extrema importância para os alunos. Eles conseguem ver uma ideia que eles tinham na mente sendo materializada”, completou a educadora.

Todo o material produzido é postado em um blog para reafirmar o protagonismo dos alunos e divulgar suas atividades. Nele, também são encontrados outros trabalhos de educomunicação. Outra ferramenta de comunicação utilizada por eles é o jornal impresso, onde os próprios alunos são responsáveis pelo desenvolvimento das pautas e pela produção dos textos.

As aulas da SAAI, na EMEF Geraldo Sesso, acontecem todos os dias e atendem um total de 21 alunos com deficiência.

Clique aqui para acessar o blog com os trabalhos dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Logomarca da Olimpiadas Site

Olimpíadas Estudantis e InterCEUs estão com inscrições abertas

Publicado em: 16/08/2022 3h07 - em CEU e COCEU

Grupo de crianças andando com suas motocas no centro de São Paulo. As crianças usam coletes verdes. A frente do grupo a professora conversa com elas e movimenta as mãos como se fosse bater palmas. Ao redor do grupo há trabalhadores e pedestres que caminham pelo local.

Estudantes da Rede Municipal de 4 e 5 anos exploram o centro de São Paulo com suas motocas

Publicado em: 16/08/2022 1h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de Educação Infantil sentada no chão. Ela está contando uma história para as crianças pequenas que estão sentadas ao seu redor, as crianças olham para sua mão gesticulando no ar acima da sua cabeça.

SME convoca mais 353 profissionais da educação

Publicado em: 16/08/2022 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
1 2 3 1.262