Notícias
Ary Combate o Preconceito
Projeto desenvolvido na EMEF Almirante Ary Parreiras utiliza tecnologias contra a discriminação
Publicado em: 10/06/2016 11h54 | Atualizado em: 30/11/2020
No sábado, 14 de maio, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, a apresentação do projeto “Ary Combate o Preconceito”.
O projeto, desenvolvido pela Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) Débora Denise Dias Garofalo, surgiu após uma problematização trazida na primeira reunião de Pais e Mestres do ano letivo de 2016 sobre intolerância e preconceito motivados por questões raciais e condições físicas.
O projeto foi realizado com o objetivo de combater o preconceito, oportunizando e possibilitando aos alunos por meio de pesquisas, observações e relatos, abordar as questões sociais e culturais e realizar a produção de trabalhos que desmistificassem o assunto utilizando tecnologias a serviço da educação.
“Nas rodas de conversas, pensamos nas ações e estratégias de combate ao preconceito, tornando os alunos autorais e protagonistas, produzindo/confeccionando uma árvore contra o preconceito onde seus frutos fossem mensagens (bilhetes) de combate”, conta a Professora Débora. Também foram produzidas, de forma coletiva, músicas, animações e um remédio batizado como “Precomol anti-inflamatório contra o preconceito”.

Com uma caixa personalizada, as pílulas do remédio foram feitas com confetes de chocolate, embrulhados com um papel contendo a mensagem “Diga não ao preconceito”. Também foi elaborada uma bula com as orientações de uso. A caixa de remédio e a bula foram inspirados no trabalho “‘Bullying – Respeite as diferenças!”, desenvolvido pela professora Deyse Silva Sobrinho na EMEF José Bonifácio em 2011.
“Todo o trabalho foi realizado por meio de programas como Windows Movie Maker, Audacity e Pivot Animation, o que enriqueceu e inovou o projeto”, explica Débora. “A ação foi mostrada a todos os alunos, professores, equipe gestora e pais, envolvendo a comunidade escolar e a família para que as ações refletissem em toda a escola e fossem além dela, transformando as ações pessoais e colaborando para uma sociedade mais tolerante e respeitosa”, finaliza a POIE.
Veja mais imagens e assista ao vídeo produzido pelos alunos clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026
Secretaria Municipal de Educação
Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial
Relacionadas
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026
Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal
Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação