Notícias
“Nosso TCA”
Vídeo mostra experiências de investigação e elaboração de projetos de intervenção social envolvendo estudantes do Ciclo Autoral
Publicado em: 29/12/2016 10h47 | Atualizado em: 04/05/2021
A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresenta o vídeo “Nosso TCA”, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e fruto de diversas experiências de investigação e elaboração dos projetos de intervenção social, os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA), envolvendo estudantes do Ciclo Autoral presentes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
As entrevistas realizadas com estudantes e docentes de diferentes regiões da cidade de São Paulo evidenciam a aprendizagem por meio da investigação e a formação de estudantes críticos e criativos. Provocam a valorização dos saberes de estudantes, familiares e comunidade e a percepção da potência dos jovens, expressa na maneira como apresentam o processo de elaboração dos projetos, das escolhas que fazem e das mudanças que identificam no percurso, assumindo responsabilidades na realidade em que vivem e transformando atitudes.
Os relatos também convidam a outras reflexões: qual a função social da escola de educação básica? Quais os espaços que são criados nos Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino fundamental para integração dos conhecimentos relativos aos diferentes componentes curriculares? No cotidiano escolar, quais oportunidades são apresentadas aos estudantes para que expressem o que aprendem? Que lugar ocupam as diferentes linguagens nos processos educativos no ensino fundamental? Quais as possibilidades de participação, proposição e reflexão estão presentes nas experiências vivenciadas nas escolas? O que conhecemos para além dos muros da escola?
As concepções e princípios que subsidiam as reflexões sobre as infâncias, juventudes, seus territórios e seus direitos, presentes na elaboração dos Trabalhos Colaborativos de Autoria e identificados nesse vídeo, assentam-se na promoção da autoria, do protagonismo, da construção de conhecimento significativo socialmente, do reconhecimento e valorização das diferenças e do compromisso com as transformações sociais necessárias à construção de um mundo melhor para todos.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação convida para a apreciação desses momentos que trazem a importância da educação pública paulistana, da autoria docente e discente, pensada desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos e o ensino médio, e nesse vídeo, identificando estudantes ávidos pela construção de conhecimento e desejosos de serem reconhecidos e valorizados em sua autoria no processo educativo do Ensino Fundamental.
Assista abaixo ao vídeo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Quando ensinar é uma vocação: a corajosa mudança de carreira de Edna Monteiro da EMEI Gabriel Prestes
Secretaria Municipal de Educação
Grupo de trabalho discute valorização dos profissionais do Quadro de Apoio da Educação
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação
Educação Ambiental
Creche realiza plantio de minifloresta com mais de 600 árvores
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos utiliza teatro como ferramenta pedagógica e de transformação e se destaca com espetáculos autorais
Relacionadas

Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU

Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB
Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU

Seleção de Tutores para Licenciatura em Letras e Matemática – IFTM/UAB
Publicado em: 15/09/2014 4h35 - em CEU e COCEU