Notícias

Educadores da RME ganham título de Especialistas em Educação Especial

A formação foi oferecida para 150 professores e teve ênfase em Deficiência Múltipla

Publicado em: 04/12/2015 18h34 | Atualizado em: 30/11/2020

educadores_rme_educacao_especial.jpg

No dia 3 de novembro, educadores da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram da solenidade de encerramento do curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Múltipla. A formação, em nível de pós-graduação, foi oferecida para 150 professores por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O curso ofereceu as teorias e práticas necessárias para o atendimento dos alunos com deficiência múltipla, visando sua aprendizagem e participação nas atividades escolares, garantindo, assim, a sua inclusão educacional e social.

Os concluintes poderão atuar como especialistas para os serviços de Educação Especial do Município, compondo as equipes nos Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), como Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – PAAI, ou como Professores Regentes das Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI, garantindo assim as condições para a Institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político-Pedagógico das Unidades Educacionais.

Para a Coordenadora do Núcleo da Educação Especial da Divisão de Orientação Técnica – DOT da SME, Renata Alencar Lopes Garcia, “o papel dos especialistas em educação especial é atuar na perspectiva da educação inclusiva. Esses conhecimentos precisam estar no chão da escola para todo mundo”.

Emocionada, a Professora Claziane Pereira de Lima, que leciona há cinco anos na RME e hoje atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irineu Marinho, agradeceu à SME e à Universidade Mackenzie. “Quero agradecer à Prefeitura de São Paulo por promover mudanças efetivas em nossa cidade. Este curso, pra mim, foi mais importante do que qualquer outra graduação que eu tenha feito. Ele trouxe mudanças na minha vida profissional e, principalmente, na pessoal. Foi uma oportunidade de um encontro comigo mesma”, conta a professora.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283