Notícias
Metodologia Internacional medirá qualidade da Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos
Parceria entre Prefeitura e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal avaliará EMEIs de São Paulo
Publicado em: 07/08/2019 11h40 | Atualizado em: 30/11/2020O instrumento de Observação de Aspectos Essenciais dos Ambientes de Aprendizagens – Measure of Early Learning Environments (MELE), desenvolvido originalmente por uma iniciativa da Unesco, Unicef, Banco Mundial e Brookings Institution, pretende desenvolver um processo de avaliação externa, por meio de análises em ambientes e oportunidades de aprendizagens na Educação Infantil.
A nova metodologia será aplicada por um agente externo à unidade educacional, que coletará informações observando o cotidiano de uma turma de pré-escola. A iniciativa está em sintonia com o Currículo da Cidade de São Paulo (Educação Infantil) e faz parte do Plano de Metas (Meta 3), que visa melhorar a qualidade da Educação Infantil.
É importante ressaltar que a avaliação não se propõe a premiar ou bonificar as unidades educacionais que tenham os melhores resultados, fazer ranqueamento das Escolas, avaliar a competência dos professores, mensurar a aprendizagem ou desenvolvimento das crianças, entre outros.
Está previsto para ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto o projeto piloto em 6 EMEIs da cidade. A expectativa é verificar a eficácia desta nova metodologia. Os resultados obtidos nesta etapa não serão considerados na análise final da avaliação, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2020.
O teste final será realizado em 65 EMEIs, sendo 5 de cada Diretoria Regional de Educação (DRE). Todas as 65 unidades foram escolhidas aleatoriamente para o estudo, por sorteio, levando em consideração critérios de seleção que expressem a realidade da Rede Municipal de Ensino. Em cada Escola serão avaliadas uma turma de Infantil I (crianças de 4 anos) e uma turma de Infantil II (crianças de 5 anos), que serão sorteadas previamente.
O acordo foi firmado pelo Decreto n° 58.514 de 14 de novembro de 2018, e que visa “garantir as condições para a articulação intersetorial entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância”.
Por se tratar de Acordo de Cooperação Técnica a parceria não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem a celebração de comodato, doação de bens ou qualquer outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial.
A próxima etapa do projeto prevê a utilização da mesma metodologia, com possíveis adaptações, aos Centros de Educação Infantil (CEIs), que atendem crianças de 0 a 3 anos e unidades da Rede Parceira.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Diretoria Regional de Educação Butantã
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Editoras interessadas podem se inscrever para o Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez
Relacionadas

CEU Quinta do Sol na Virada Cultural
Publicado em: 20/05/2016 2h17 - em CEU e COCEU

II Seminário do NAAPA: Desafios do Processo de Escolarização
Publicado em: 20/05/2016 12h41 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME convoca candidatos que concorrem às vagas destinadas às cotas raciais
Publicado em: 20/05/2016 11h20 - em Educação Infantil

Professores participam da construção dos direitos de aprendizagem do Ciclo Interdisciplinar
Publicado em: 20/05/2016 11h12 - em CEU e COCEU

II Ciclo de debates e deliberação dos processos de trabalho
Publicado em: 19/05/2016 5h13 - em NAAPA