Notícias

II Ciclo de debates e deliberação dos processos de trabalho

Equipes dos NAAPAs organizam as diretrizes dos fluxos de atendimento nas DREs.

Publicado em: 19/05/2016 17h13 | Atualizado em: 30/11/2020

ciclo_debates_naapa_740_x_430.jpg

No dia 11 de maio, os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem – NAAPAs, da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciaram o II Ciclo de Debates e Deliberação dos Processos de Trabalho. Este processo incide sobre os possíveis percursos de ação desenvolvidos pelas equipes nas Diretorias Regionais de Educação.

No primeiro ciclo, as equipes discutiram e deliberaram sobre os instrumentos de trabalho.

A Assessora Pedagógica do NAAPA na SME, Biancha Angelucci, salienta que “não se trata de redigir um manual, mas de registrar o que já é feito, compartilhando repertórios e apontando as diretrizes e as novas possibilidades de ação, a partir de registros da memória e posicionamento ético-político”.

Na ação os participantes se organizaram em quatro grupos de trabalho com cerca de dezoito componentes. Eles foram convidados a redigir um documento com questões para serem apreciadas pela plenária com as diretrizes sobre os fluxos de trabalho nas DREs no que se refere:

– Portas de entrada;
– Desenvolvimento da ação;
– Processo de finalização da ação do NAAPA;
– Registro e Avaliação do NAAPA.

“Nesta etapa de plenárias lembramos que é fundamental que as 13 DREs estejam representadas, assim como as diferentes profissões que compõem os NAAPAs (psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e coordenadores)”, salienta a Coordenadora do NAAPA na SME, Adriana Watanabe.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com um cartaz colorido com carimboa das mãos de crianças e a palavra

Educação Bilíngue para Surdos completa 15 anos na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 01/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

magem horizontal com fundo em tons de roxo e marrom, decorado com formas geométricas. À esquerda, há a ilustração colorida de um livro aberto com dois rostos estilizados nas páginas. À direita, em letras brancas, aparece o texto: “28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo”.
Tamanho Site

Imprensa Jovem é selecionado pelo segundo ano consecutivo para evento internacional da UNESCO

Publicado em: 01/09/2026 9h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.693