II Seminário do NAAPA: Desafios do Processo de Escolarização

O evento teve como objetivo debater as questões relacionadas aos desafios enfrentados pelas unidades escolares

Publicado em: 20/05/2016 12h41 | Atualizado em: 30/11/2020

naapa_desafios_740_x_430.jpg

O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou no dia 19 de abril, o “II Seminário do NAAPA: Desafios do Processo de Escolarização”.

A atividade foi conduzida pela psicóloga Maria Paula Américo, da Diretoria Regional de Educação DRE Guaianases e contou com a participação da Coordenadora do NAAPA da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Watanabe, do Diretor Regional de Educação, Edson Luis Amario, do Diretor da Divisão Pedagógica (DIPED), Ivan Santos e da Coordenadora do NAAPA Guaianases, Edina Ferreira de Oliveira.

O seminário teve início com a apresentação cultural do coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Barro Branco. Logo após os participantes foram encaminhados para as seis salas de debate sobre os temas: Produção do Fracasso Escolar; Violência Doméstica; Imigração no Território; Aprendizagem para Além das Dificuldades; Medicalização; Medida Socioeducativa.

O objetivo do seminário foi refletir sobre os processos de escolarização e a garantia de direitos na Rede Municipal de Ensino, além de promover um debate sobre o desafio de uma escola para todos e aprofundar as discussões iniciadas em 2015, a fim de consolidar as ações do NAAPA no território.

Após o término dos debates nas salas, os participantes assistiram a uma palestra da professora Adriana Marcondes Machado, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), sobre o tema “Uma situação do cotidiano dispara uma multiplicidade de ações”. O evento encerrou-se com uma roda de ciranda.

NAAPA DRE Guaianases: a equipe do NAAPA é composta por Edina Ferreira de Oliveira, Paloma Lima Oliveira, Elaine Saubo do Nascimento, Maria Paula Américo, Ticiane Silva Raymundo, Nádia Célia Fagundes Souza Rezende, Adriana Daleffi, Vera Lucia Dias e Luciana Aparecida Tresseno Resende.

Imprensa Jovem: a cobertura do Seminário foi realizada pela Imprensa Jovem da EMEF Caio Sérgio Pompeu de Toledo.

Imagem com o texto

Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível

Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares

Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã

Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário