Notícias

Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto

Atividade ao ar livre fortalece vínculos entre escola, comunidade e território em São Miguel Paulista

Publicado em: 29/07/2025 17h09 | Atualizado em: 27/08/2025
Cei Indi Ventura Branco 06

O CEI Ventura Branco, da DRE São Miguel Paulista, realizou, no dia 23 de julho, um piquenique no Parque Jacuí. O encontro reuniu crianças, famílias e equipe pedagógica para celebrar o projeto “Explorando Territórios”.

A atividade aconteceu durante a manhã e teve como objetivo fortalecer os laços afetivos entre escola e comunidade. O piquenique também valorizou a cultura local e os espaços públicos do bairro.

O evento foi marcado por partilhas de histórias e trocas entre as famílias. As crianças brincaram ao ar livre, exploraram o parque com liberdade e aproveitaram um momento especial com seus colegas, professoras e familiares.

Toda a equipe da escola participou da ação, com a gestão e as professoras organizando o encontro com todo cuidado, buscando oferecer uma experiência rica em convivência e aprendizado.

O piquenique faz parte do projeto “Explorando Territórios”, que está em seu terceiro ano de realização. A proposta já promoveu visitas à Praça das Casinhas, à UBS do bairro e ao Mercado Shibata, locais importantes para as famílias da comunidade. Nele, cada saída busca ouvir as crianças, conhecer seus caminhos no dia a dia e valorizar a cultura do bairro onde vivem. Assim, a escola reconhece que o aprendizado também acontece fora da sala de aula.

Durante o piquenique, um dos pais destacou a importância da atividade: “Acredito que essas saídas aproximam as famílias da escola e mostram que a educação acontece em todo lugar. O piquenique no parque foi muito significativo para mim e para minha filha.”

O projeto seguirá com novas ações, uma vez que a escola pretende continuar promovendo momentos de escuta, convivência e valorização das experiências das famílias e crianças.

A iniciativa reforça o compromisso e vínculos da escola com a comunidade e, ao explorar os espaços do território, as crianças ganham autonomia, segurança e ampliam seus conhecimentos sobre o mundo à sua volta.

Veja, abaixo, algumas imagens da ação: 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.666