Notícias

Formação em Linguagens Digitais promove participação na Educação Infantil

Curso realizado em agosto no CEU CEI Capão Redondo

Publicado em: 16/11/2017 16h12 | Atualizado em: 30/11/2020

Formacao_Linguagens_Digitais_promove_participacao_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, com o objetivo de promover a construção de novas formas de ensinar e aprender por meio das linguagens digitais desde os primeiros anos de escolarização, ofertou o segundo módulo do curso Linguagens Digitais na Educação Infantil durante o mês de agosto no Centro de Educação Infantil (CEI) do Centro Educacional Unificado (CEU) Capão Redondo.

No curso, os educadores infantis exploraram softwares e interfaces buscando a ampliação de possibilidades infantis de expressão, comunicação e criação, de organização do pensamento, de convivência e do brincar.

Segundo a formadora do curso, Cristina Barroco, da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, com o uso de diferentes tecnologias (computadores, notebooks, microfones, projetores) e diferentes e múltiplas linguagens (jogos interativos, Power Point, Movie Maker, Stop Motion), os professores se instrumentalizaram para produzir registros, preparar e enriquecer suas aulas.

A professora Gláucia Maciel e sua coordenadora pedagógica, Cristiane Lima do Nascimento, do CEU CEI Capão Redondo, participantes do curso, não perderam tempo para por em prática o aprendizado adquirido logo que experimentaram os recursos do Power Point. A professora Gláucia, a partir da temática sugerida por sua coordenadora, criou um jogo interativo para o Mini Grupo I. Depois a Coordenadora Pedagógica Cristiane preparou o ambiente (sala de leitura da unidade, projetor e telão) para a experimentação do jogo com as crianças. Tratava-se de um jogo da memória indígena onde os pequenos tinham que apontar na “tela” a opção desejada.

“No princípio eu chamei um de cada vez para ir até o telão e apontar o local da figura. Eles aparentavam medo diante aquele novo desafio. Aos poucos, com incentivo, foram perdendo a insegurança e manifestando prazer. Jogamos duas vezes para compreenderem a dinâmica. Na terceira vez, estavam craques”, conta a professora Gláucia Maciel.

“Assim que terminamos o test-drive com a turma da Gláucia, não perdi tempo em convidar outros grupos para provarem o jogo. Vieram outras turmas também. As crianças ficaram encantadas! Tocavam no telão como se ele fosse touch screen”, relata a Coordenadora Pedaógica Cristiane Lima do Nascimento.

A experiência foi avaliada no encontro seguinte do curso. A formadora Cristina Barroco conta que ficou muitíssimo satisfeita com o resultado. “O propósito da formação é esse, dessas linguagens chegarem até as crianças. É o princípio do pensamento computacional”, diz Cristina.

Tanto a professora Gláucia quanto a coordenadora Cristiane ficaram felizes com o experimento e já estão planejando outros jogos.

Ambas perceberam que além de promoverem a participação ativa das crianças, propiciam a interação, pois quem estava à frente era motivado pelos demais, e o protagonismo infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Convocação de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Convocação de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Publicado em: 03/06/2016 12h57 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Palestra e Debate: Gênero e Sexualidade na Escola

Palestra e Debate: Gênero e Sexualidade na Escola

Publicado em: 03/06/2016 9h19 - em CEU e COCEU

Educação em Direitos Humanos para a Cidadania

Olhares Cruzados na Diversidade em São Paulo – Módulo I

Publicado em: 03/06/2016 9h18 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Sala do Circuito SPCine é inaugurada no CEU Parque Veredas

Sala do Circuito SPCine é inaugurada no CEU Parque Veredas

Publicado em: 03/06/2016 9h14 - em CEU e COCEU

CEU Perus ganha sala pública de cinema

CEU Perus ganha sala pública de cinema

Publicado em: 02/06/2016 5h38 - em CEU e COCEU

1 1.196 1.197 1.198 1.199 1.200 1.443